A cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, viveu uma madrugada de tensão e violência nesta quinta-feira (16). Três homens morreram em dois episódios consecutivos — um homicídio e, minutos depois, um confronto armado com a Brigada Militar (BM). Nenhum policial ficou ferido na ação.
O primeiro chamado ocorreu por volta da 1h da madrugada, quando o telefone de emergência 190 recebeu informações sobre um homicídio no bairro Fenachamp. Ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram um homem morto, ainda sem identificação. A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal e a investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil.
Durante as buscas pela cidade, equipes da Força Tática do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) localizaram um GM/Onix que coincidia com as informações repassadas por testemunhas. Ao tentar realizar a abordagem, os agentes foram recebidos a tiros pelos dois ocupantes, que desceram do carro usando coletes balísticos e portando armas de fogo.
Os policiais reagiram e, no confronto, os dois suspeitos foram baleados. O SAMU foi acionado, mas ambos morreram no local. Posteriormente, a BM confirmou que eles seriam os autores do homicídio ocorrido minutos antes no bairro Fenachamp.
Com os criminosos, a Brigada Militar apreendeu três armamentos:
uma submetralhadora artesanal calibre 9mm com 16 munições;
uma pistola calibre .380 com sete munições;
uma pistola calibre .765 com oito munições;
além de quatro placas balísticas.
O veículo GM/Onix utilizado pelos criminosos estava em situação de furto/roubo. A cena foi isolada para o trabalho da perícia técnica, e as armas foram apreendidas.
As mortes marcam mais um episódio na escalada da violência que vem atingindo municípios da Serra Gaúcha, com aumento de confrontos armados e crimes ligados ao tráfico. A Brigada Militar intensificou o patrulhamento em Garibaldi e cidades vizinhas, enquanto a Polícia Civil busca identificar tanto os criminosos mortos quanto a vítima do homicídio.
“A ação rápida evitou que novos crimes ocorressem. As equipes agiram dentro da legalidade e reagiram a uma injusta agressão”, informou a Brigada Militar em nota.
O caso segue sob investigação das autoridades competentes.