
Um grave incêndio em um ônibus que transportava estudantes em Porto Alegre, nesta sexta-feira (3 de outubro), poderia ter terminado em tragédia. No entanto, a ação rápida de adolescentes egressos do Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, foi decisiva para salvar dezenas de vidas.
O veículo transportava 58 adolescentes, entre 17 e 18 anos, do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio. Ao perceberem as chamas e a fumaça, os jovens que participaram do programa de formação de bombeiros mirins aplicaram os ensinamentos aprendidos no projeto e conseguiram retirar todos os ocupantes do ônibus com segurança.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas foram encaminhadas ao hospital para observação, devido à inalação de fumaça, mas não houve feridos graves.
O Projeto Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar que busca formar crianças de 10 a 12 anos, transmitindo conhecimentos sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes, disciplina e cidadania.
Atualmente, o programa está presente em todos os pelotões do 5° Batalhão de Bombeiro Militar (5°BBM), que possui sede em Caxias do Sul e atende 70 municípios das regiões dos Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha e Hortênsias. São mais de 300 crianças em formação.
De acordo com a corporação, os adolescentes de Vacaria, que já haviam concluído o curso, colocaram em prática os aprendizados adquiridos e evitaram um desfecho trágico.
A história evidencia a importância social do Projeto Bombeiro Mirim, que vai além da formação disciplinar: prepara jovens para situações reais de risco, desenvolvendo neles senso de responsabilidade e cuidado com a comunidade.
Graças à atuação destes ex-alunos, um episódio que poderia entrar para a lista das maiores tragédias recentes do Estado se transformou em exemplo de prevenção, coragem e solidariedade.