Garibaldi (RS) — Uma ação da força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreendeu mais de 500 quilos de alimentos impróprios para consumo em dois supermercados de Garibaldi, na Serra Gaúcha, nesta quarta-feira (13). Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
Durante a fiscalização, foram encontradas péssimas condições de higiene, incluindo presença de fezes de insetos e roedores. Em um dos supermercados, o açougue e a padaria foram interditados. No outro, o segundo piso da padaria também foi fechado.
Entre as principais irregularidades estavam produtos sem procedência, itens vencidos, alguns com validade remarcada e alimentos armazenados em temperatura inadequada. Entre os produtos apreendidos estavam carnes, cachaça, vinho, aipim, pães, conservas e até unidades de álcool cuja venda é proibida em mercados.
A operação mobilizou um grande contingente de órgãos e autoridades, incluindo os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Paulo Vitor Bergamo Braga, que atua na Promotoria de Garibaldi. Também participaram servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), além de equipes da Vigilância Sanitária Municipal, do Serviço de Inspeção Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
As causas das irregularidades e a responsabilização dos estabelecimentos serão apuradas. As autoridades reforçam que a ação busca proteger a saúde dos consumidores e coibir práticas que coloquem em risco a segurança alimentar.