O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Bento Gonçalves determinou a suspensão, por 30 dias, das atividades da conselheira tutelar Solange Maria Alves Pereira Balestreri. A medida, oficializada pela Resolução nº 10/2025, foi aplicada por conta de falta grave, conforme prevê o artigo 34 da Lei Municipal nº 2.829/99. Durante o período, a conselheira ficará afastada sem remuneração.
De acordo com o presidente do Comdica, Nadir Antônio Zeni, a penalidade foi aprovada em Assembleia Extraordinária realizada em 22 de maio de 2025, com base em parecer da Corregedoria do Conselho Tutelar. "A conselheira cometeu uma falha e, constatada a conduta irregular foi, inicialmente, julgada na Corregedoria do Conselho Tutelar que opinou por aplicar a pena de suspensão por 30 dias e, posteriormente, levado para a Assembleia do Comdica que seguiu o parecer da Corregedoria", destacou o presidente.
Na ocasião, devido à ausência de suplentes e à tramitação do processo de escolha suplementar, ficou definido que a pena só seria cumprida após a conclusão da eleição. Na última quinta-feira (7), os conselheiros suplentes eleitos foram diplomados. O assistente social Ederson Dal Magro, que obteve 162 votos, assumirá a vaga de Solange a partir desta segunda-feira (11). Também participaram da disputa a advogada Priscila Rodrigues de Oliveira (125 votos) e a estudante de Serviço Social Luciana De Freitas Cadaval (41 votos). No total, foram registrados 330 votos válidos, com dois nulos.
Segundo o Comdica, a medida busca evitar prejuízos no atendimento a crianças e adolescentes do município. As secretarias de Esportes e Assistência Social e de Administração já foram comunicadas da decisão para encaminhamentos legais e registro junto ao Ministério Público.
A reportagem entrou em contato com a conselheira Solange Balestreri. Ela não quis comentar a decisão, mas informou que irá tomar medidas posteriormente.