Com a pavimentação da ERS-608, os moradores de Pedras Altas, na Região Sul do Estado, renovam a expectativa de sair da lista de municípios sem acesso asfáltico. As obras, que ligarão a cidade a Pinheiro Machado, são executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – e devem ser concluídas em 2026.
No momento, os trabalhos se concentram no lote dois da rodovia, que tem extensão de 9,2 quilômetros e conta com investimento de R$ 20,7 milhões do Tesouro do Estado.
Obra demonstra compromisso do governo com a região
“A pavimentação do acesso a Pedras Altas é um compromisso do governo com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população da Região Sul", destaca o secretário de Logística e Transportes,JuvirCostella. "Em 2022, já entregamos os 11 quilômetros do lote três e seguimos atuando para que essa obra traga mais segurança, agilidade e conforto nos deslocamentos, além de impulsionar a economia local", pontua.
O projeto completo do acesso a Pedras Altas prevê uma extensão total de 23 quilômetros. De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o lote um está em fase de licitação. "Estamos empenhados em manter o bom ritmo da obra no lote dois da ERS-608. Inclusive, estimamos concluir a pavimentação de três quilômetros até o final de setembro, se as condições climáticas favorecerem a continuidade dos serviços", projeta.
"Quanto ao lote 1, estamos trabalhando ativamente no processo de licitação para que possamos iniciar essa nova fase quanto antes e, assim, garantir uma conexão rodoviária de excelência para a região”, acrescenta.
Moradores vislumbram o progresso
Para os habitantes de Pedras Altas, o desenvolvimento está prestes a decolar no município. Mauro Feira, comerciante há 25 anos na cidade, afirma que toda a economia será impactada. "O valor do frete vai diminuir e a circulação de caminhões se tornará mais fácil. Isso favorece inclusive o transporte de gado, soja e madeira. Será um benefício enorme para a região, pois esse asfalto reduzirá o trajeto entre outros municípios também", afirma.
O pecuarista Valdenir Madruga ressalta que o trânsito será mais seguro. "Teremos uma ligação importante com a BRS-293. Veículos da saúde precisam levar pacientes a Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas com agilidade, e a estrada de chão aumentava o risco de acidentes. Até mesmo o turismo ganhará com essa obra", comemora.
Investimento histórico
O Rio Grande do Sul está diferente. Desde 2019, primeiro ano da gestão do governador Eduardo Leite, quando o Estado ainda tinha 62 municípios sem acessos asfálticos, o governo já aportou mais de R$ 635 milhões na construção dessas vias , maior investimento da história com recursos próprios. Do total, foram entregues 26 acessos municipais. Atualmente, outros 17 encontram-se em obras, oito irão começar as intervenções em breve e 11 estão em fase de atualização de projeto.
Acessos asfálticos no RS
As obras no acesso a Pedras Altas, na ERS-608, são parte de uma série especial sobre os acessos asfálticos no RS, destacando a importância destas melhorias para o progresso regional. Para assistir à produção, clique aqui .
Texto: Ascom/Daer
Edição: Secom