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Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e cidadania

Os alunos de diversas cidades do país saíram da sala de aula para três dias de aprendizado com associações de catadores de reciclagem em Juiz de Fo...

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
28/07/2025 às 14h12
Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e cidadania
Divulgação Stella Matutina

Para atender à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muitas escolas buscam maneiras de abordar os problemas sociais em sala de aula. O desafio é oferecer uma formação cidadã que valorize a empatia, o respeito à diversidade, a justiça social e o cuidado com o meio ambiente, mas que também mantenha o interesse dos estudantes.

No último mês, o Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora (MG), reuniu mais de 80 alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul para a 5ª edição do projeto “Missão sem Fronteiras”. Durante três dias, os jovens trocaram a sala de aula pelos barracões de reciclagem da cidade, onde vivenciaram de perto a realidade do trabalho com resíduos sólidos e refletiram sobre temas como sustentabilidade, consumo consciente e economia solidária.

A vivência buscou unir os conteúdos aprendidos na escola com experiências reais. Nos barracões das associações Barbosa Lage, Santa Cruz, Olavo Costa e de Juiz de Fora, os estudantes acompanharam a rotina dos catadores de reciclagem. Eles botaram a mão na massa e puderam participar ativamente da triagem dos resíduos. Ao promover o contato direto com realidades socialmente invisibilizadas, o projeto, que é uma iniciativa da rede de educação Missionárias SSpS Brasil, contribui para ampliar o repertório socioemocional dos jovens e incentivar uma consciência crítica alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

Segundo o educador Agostinho Travençolo Junior, responsável pela iniciativa, a experiência teve forte impacto nos estudantes. “Em meio a um cenário internacional marcado por guerras e crises humanitárias, a vivência demonstrou a importância de construir novas formas de convivência, baseadas no respeito, na horizontalidade e na ecologia integral”, afirma.

Para ele, a experiência mostrou não apenas a urgência do cuidado ambiental, mas também o potencial da economia solidária, em que os recursos são distribuídos igualmente entre as famílias associadas. “Os próprios alunos, que vêm de escolas particulares, destacaram a importância de ‘descer dos prédios’, como simbolicamente disseram, para enxergar a realidade de uma sociedade desigual”, conta.

No último dia de encontro, o projeto “Missão sem fronteiras” levou os estudantes para uma visita ao Parque Estadual de Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte, no estado de Minas Gerais, em que o grupo refletiu sobre a experiência vivida e celebrou a jornada. Em meio à mata, rios e trilhas, a turma voltou para os respectivos estados levando novos aprendizados práticos, educacionais e emocionais sobre a importância de preservar o meio ambiente, de lutar contra as desigualdades e de reconhecer a interdependência entre todos os seres vivos.

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