Buscando a otimização dos serviços públicos, a Secretaria de Finanças passa a disponibilizar a partir desta semana no Portal do Cidadão, mais cinco solicitações que poderão ser realizadas digitalmente. O objetivo, além de agilizar a entrega e modernizar os procedimentos, é evitar a necessidade de deslocamento do contribuinte, diminuindo assim o risco de disseminação da COVID-19.
Entre os novos serviços disponíveis via Portal do Cidadão, há a Transferência de Titularidade de Imóvel, Alteração de Endereço de Correspondência para Fins de IPTU, Certidão Narrativa de IPTU, Certidão de Inexistência de Imóvel e Certidão Narrativa de Inscrição para fins de ISS.
Segundo o secretário de Finanças em Exercício, Heitor André Tartaro a pandemia acelerou um processo que já estava em andamento. "A migração de serviços presenciais para o digital. Em três meses, a circulação de pessoas na Secretaria de Finanças diminuiu em mais de 50%. A demanda de serviços fazendários foi absorvida com sucesso pelos canais de atendimento alternativos como e-mail e whatsapp e estamos trabalhando para oferecer ainda mais opções de atendimento digital", disse. O contribuinte pode contatar a Secretaria de Finanças e agendar o atendimento ou mesmo solicitar serviços através dos endereços eletrônicos [email protected] e finanç[email protected], bem como pelo telefone 3055-7118, que também funciona como whatsapp.
Para ingressar com a solicitação, o contribuinte deve acessar o Portal do Cidadão em https://bentogoncalves.atende.net, opção "Abertura de Processo Digital", Assunto "Secretaria de Finanças", preencher seus dados e anexar documentação. Além dos novos serviços, já estão disponíveis no Portal Emissão de Certidão Negativa de Débitos, Emissão de Guias ISS/Alvará e IPTU, Espelho Cadastro Imobiliário e Extrato de Débito, entre outros.