Sábado, 02 de Agosto de 2025
11°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pesquisa indica que busca por selfie afeta autoestima

Dados coletados por Dove entre Brasil, UK, Índia e Estados Unidos, apontam que a pressão por uma imagem ideal faz mulheres deixarem de compartilhar...

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
06/05/2025 às 17h34
Pesquisa indica que busca por selfie afeta autoestima
Freepik/Divulgação

Dove, marca de cuidados pessoais, apresenta pesquisa sobre a relação das mulheres brasileiras com a autoimagem e as redes sociais. Os resultados mostram um cenário em que 8 em cada 10 mulheres tiram até 50 fotos antes de escolher a "selfie perfeita", evidenciando a pressão para encontrar a imagem que considerem ideal antes da publicação.

A pesquisa encomendada pela marca mostra a cansativa busca pela foto perfeita, com 59% das entrevistadas passando mais de 10 minutos analisando uma foto antes de decidir publicá-la, enquanto 81% excluem imagens e tentam novamente caso achem que não estão "perfeitas". Além disso, mais da metade das mulheres já apagou uma foto após publicá-la por se sentir constrangida. Esse comportamento reforça a necessidade de aprovação externa, já que mais da metade busca a opinião de amigos antes de postar.

O impacto emocional dessa busca pela perfeição é significativo, com 69% das brasileiras deixando de compartilhar momentos especiais porque não gostaram da própria aparência, e 1 em cada 4 mulheres sentindo ansiedade antes de postar nas redes sociais. A necessidade de parecer impecável faz com que 74% considerem essencial exibir a melhor versão de si mesmas nas fotos publicadas. No entanto, mesmo editando as imagens, 52% ainda se preocupam com a percepção dos outros. Esse ciclo de insatisfação e insegurança é refletido no fato alarmante de que 82% das mulheres já olharam para uma foto sua e decidiram rasgá-la.

Diante desse cenário, Dove lança o movimento global #ShareTheFirst, buscando incentivar as mulheres a se libertarem da busca pela perfeição, celebrarem a autenticidade e compartilharem sua primeira foto real — antes de múltiplas tentativas da imagem "ideal".

“Com o crescimento do uso das redes sociais, a questão sobre a relação entre mulheres e a autoestima se tornou ainda mais evidente e, pensando nisso, queremos estimular mulheres e meninas em todo o mundo a enxergarem a beleza como uma fonte de felicidade, não de ansiedade - cada foto, cada ângulo, cada momento têm seu valor e conta parte de suas histórias”, afirma Andreza Graner, Diretora de Marketing de One Dove.

Para amplificar a mensagem, a marca reuniu um time de influenciadoras e criadoras de conteúdo que compartilharão suas próprias experiências com a pressão pela selfie perfeita, promovendo uma conversa sincera sobre padrões irreais e o impacto da validação digital na autoestima feminina.

“As redes sociais influenciam profundamente a forma como as mulheres enxergam a si mesmas, e sabemos que a busca incessante pela perfeição é extremamente prejudicial. Queremos promover uma relação mais saudável com a autoimagem”, conclui a executiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
22°
Parcialmente nublado
Mín. 11° Máx. 25°
22° Sensação
1.79 km/h Vento
60% Umidade
100% (2.75mm) Chance chuva
07h09 Nascer do sol
17h55 Pôr do sol
Domingo
17° 13°
Segunda
14°
Terça
Quarta
12°
Quinta
14°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,54 -0,04%
Euro
R$ 6,42 +0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 660,604,42 -1,24%
Ibovespa
132,437,39 pts -0.48%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada