O governador Eduardo Leite entregará, nesta segunda-feira, 30 de setembro, às 17h, o primeiro lote de câmeras corporais à Brigada Militar (BM), na sede do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
O primeiro lote é composto por 300 bodycams de um total inicial de mil equipamentos. O 9º Batalhão de Polícia Militar de Porto Alegre, responsável pela área central da capital, será o primeiro a utilizar as bodycams entregues. Ainda serão destinadas 60 câmeras corporais ao Departamento de Ensino para treinamento. Na cerimônia, também será inaugurado o Centro de Operações da Brigada Militar (Copom) e serão entregues mil armas não letais. O total de investimentos do Tesouro do Estado é de aproximadamente R$ 15 milhões.
Após a primeira etapa de implementação, agentes do 20º batalhão, da zona norte de Porto Alegre, e do 1º BPM, da Zona Sul, receberão as câmeras corporais. A expectativa é de que os seis batalhões da Brigada Militar na Capital recebam os equipamentos até o fim do ano, com o 21º BPM, do Extremo Sul, e o 11º, da Zona Norte, sendo os últimos da listagem.
Apesar de receberem os equipamentos, a fase de testes e adequação total aos protocolos se encerra somente no primeiro semestre de 2025. Isso ocorre porque parte da estrutura que auxilia nesse monitoramento vem de fora do país.
Mín. 10° Máx. 21°