As cinco novas conselheiras tutelares de Bento Gonçalves, gestão 2024/2028, assumiram seus cargos na manhã desta quarta-feira, 10, após uma eleição rodeada de polêmicas com a cassação de três candidatas, sendo que uma delas só conseguiu a confirmação da vaga na tarde desta terça-feira, 09 de janeiro. Os outros seis suplentes também foram diplomados.
Em uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Nadir Zeni, e demais autoridades, as cinco conselheiras tutelares eleitas assumiram seus cargos, sendo elas: Silvana Teresinha Lima, Marlene Melotti Pelicioli, Solange Maria Alves Pereira Balestreri, Simone Lunelli e Alexandra Ricardo. As eleições ocorreram no dia 1º de outubro de 2023 e foram registrados 4.056 votos, dos quais 4.042 foram considerados válidos, sendo 6 em branco e 8 nulos.
E até essa data, três delas enfrentaram grandes desafios para garantirem seus espaços. Silvana Lima, Marlene Pelicioli e Simone Lunelli tiveram suas candidaturas cassadas e precisaram acionar a Justiça para conseguirem seus direitos. Silvana foi acusada de “vínculo religioso”, mas como não houve provas, ela foi inocentada, já Marlene e Simone foram denunciadas por “envolvimento político-partidário”, porém ambas também foram liberadas para o cargo.
O Presidente do COMDICA, Nadir Zeni, faz um panorama das eleições e frisa que apenas deseja que as novas conselheiras sigam com o trabalho de cuidar da sociedade bento-gonçalvense. “As eleições seguiram normais e esperamos que as novas conselheiras sigam o que está descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente. Nós do COMDICA e da Corregedoria do Conselho estaremos cobrando estas atribuições, mas nada mais do que a lei,” respondeu de forma sucinta.
Em seus discursos de abertura da cerimônia, o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) Eduardo Virissimo ressaltou "a importância de vocês estarem aqui é muito grande, só de colocarem seus nomes a disposição para uma causa tão nobre para o município já é merecedor de aplauso. Bento Gonçalves é uma das redes mais fortes do Estado e Brasil em atendimento para as crianças e adolescentes, graças a esse grande trabalho que é feito entre todos profissionais. É um trabalho em conjunto, e tenho certeza que continuando deste forma, todos juntos, não seremos somente uma das referências, mas a principal referência em acabar com a violência contra a criança".
Já o Prefeito Diogo Siqueira salientou que "a função do conselho tutelar é muito importante, pois é um órgão independente, que tem a sua autonomia, não é um cargo fácil, é complexo, exige empenho e dedicação. Muitas vezes esses profissionais entram em residências com casos de violência doméstica, acompanham casos de famílias desestruturadas. E a função é tentar salvar essas crianças, para mostrar que existe a humanidade, existe sim o nosso papel de entidade e instituição para defender as nossas crianças e adolescentes. Essa é a nossa função, de dar amparo para as pessoas que mais precisam. É um trabalho sério, importante e que tem por objetivo proteger e amparar as crianças e jovens, e tenho certeza que esses novos conselheiros irão atuar de forma brilhante nesse sentido", finalizou.
Objetivos das conselheiras empossadas
A Reportagem do NB conversou com as profissionais que destacaram quais são seus objetivos para o novo mandato – que segue até 2028. Para Marlene, seu intuito é seguir com o trabalho que já estava fazendo. “Meu objetivo é dar continuidade no meu trabalho e com certeza usar toda a estrutura do Conselho para ajudar as crianças e os adolescentes da cidade,” comenta.
Simone também destaca que “quero continuar com o bom trabalho que sempre fiz, sempre zelando pelo bem-estar da comunidade. Fico muito feliz de ter assumido o cargo e que a justiça tenha sido feita, pois é muito fácil julgar quem está ali trabalhando, que se priva de muitos momentos com a família para cuidar do próximo, mas graças a Deus consegui e agora estou aqui para seguir com meu trabalho,” salienta Lunelli.
Alexandra agradece pelos votos recebidos e frisa seu compromisso com o cargo. “Agradeço a todos os meus votantes, esse é o meu segundo mandato e o que eu tenho em mente é vestir a camisa e cuidar de cada criança e adolescente do município,” diz a conselheira.
Já para Silvana, sua meta é oferecer o que for preciso para melhorar a vida dos que mais precisam. “Quero dar seguimento ao meu trabalho na proteção da criança e do adolescente, pois eles precisam desse amparo e como representantes, precisamos ter esse olhar de carinho para zelar pelos seus direitos. Também estou muito contente de estar aqui depois de tantos desafios e agradeço a cada um que deu seu voto de confiança em mim,” diz Lima.
A conselheira Solange Balestreri não quis conversar com a reportagem.
Confira todos os conselheiros (negrito) e suplentes empossados.
77 – Silvana Teresinha Lima
10 – Marlene Melotti Pelicioli
78 – Solange Maria Alves Pereira Balestreri
11 – Simone Lunelli
17 – Alexandra Ricardo
50 – Leonides Lavinicki
22 – Bruno da Costa da Rocha
44 – Analu Meneghetti Lopes
18 – Maria Luiza Pessali
33 – Angélica da Silva Lacerda
16 – Vera Lúcia Ribeiro Ferreira
Mín. 10° Máx. 21°