A 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática premia alunos vendedores em 2018. Bento Gonçalves teve 16 alunos premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Duas alunas da Rede Municipal de Ensino foram as únicas a conquistar medalha de ouro na edição nacional. A Olimpíada tem como público-alvo os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas.
Além dos alunos, a professora Renata Donatti Martins também receberá premiação. A professora destaca os bons exemplos como gerador destas conquistas: “os alunos são valorizados e aproxima o aluno do Ensino Fundamental e Médio da pesquisa científica e da área acadêmica”.
A aluna Mariana de Freitas Martello, medalha de ouro no Nível 1, ficou eufórica com a conquista. “Vale muito a pena este reconhecimento, porque o esforço e o empenho é recompensador, além de ter outros ganhos que vão me auxiliar quando eu entrar na faculdade”, destacou a adolescente.
Já tendo participado de outras edições da OBMEP e premiado com medalhas de prata e bronze, o aluno Alan Fantin, nesta edição, conquistou medalha de ouro, no Nível 2. ”Sempre tive mais facilidade na área das Ciências Exatas. E as Olimpíadas tornaram-se, para mim, uma referência para aprimorar meus estudos, sempre com muito esforço e dedicação. Os resultados aparecem”, destacou o aluno.
A Premiação Regional para os alunos e professores contemplados será em Porto Alegre, neste mês ou em julho, ainda sem data confirmada. E a Premiação Nacional será em setembro, em Salvador, na Bahia.
15ª Olimpíada de Matemática
Com relação a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019), as provas da 1ª fase foram realizadas no último dia 21 de maio. E no dia 5 de julho será divulgada a relação dos alunos classificados para a 2ª fase. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC).
Medalha de Ouro
Nível 1
Mariana de Freitas Martello – EMEF DR Tancredo de Almeida Neves
Nível 2
Alan Fantin – EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone
Medalha de Prata
Nível 1
Ana Júlia Marini – EEEM Mestre Santa Bárbara
Vinícius Pauletto Da Campo – EEEM Mestre Santa Bárbara
Medalha de Bronze
Nível 1
Luthielo Argenti de Oliveira – EMEM Alfredo Aveline
Naiana Grazioli Dalla Valle - EMEF professora Vânia Medeiros Mincarone
Patrick Levandoski Buacovski - EMEF DR Tancredo de Almeida Neves
Endrius Ibairros dos Santos – EEEF Pedro Vicente da Rosa
Helena Zanella Bello Fialho – Colégio Marista Nossa Senhora Aparecida
Bruno Pecce Dendena – Colégio Sagrado Coração de Jesus
Mateus Oneda Tesser – Colégio Sagrado Coração de Jesus
Nível 2
Breno Marcolin - EMEM Alfredo Aveline
Angelica Piovesana - EMEM Alfredo Aveline
Nicole Basso Banaseski - EMEF professora Vânia Medeiros Mincarone
Guilherme de Mendonça Pigatto – EEEF Pedro Vicente da Rosa
Nível 3
Pedro Henrique Salini Butteli – EEEM Mestre Santa Bárbara
Professores Premiados
Renata Donatti Martins - EMEF DR Tancredo de Almeida Neves