Os motoristas que utilizam a Zona Azul contarão, provavelmente já no início do segundo semestre, com mais um recurso que auxiliará a busca de vagas. Em cerca de 40 dias, deve ser finalizada a instalação de sensores em todas as ruas onde funciona o sistema rotativo – a partir de então, os condutores poderão utilizar um novo aplicativo de celular para localizar espaços livres para estacionar.
A ferramenta, batizada de RekPay, indicará em verde os locais ainda vagos; ao mesmo tempo, mostrará em vermelho os pontos já ocupados. Um dos principais objetivos é evitar que os veículos se acumulem em filas duplas ou que fiquem circulando repetidamente nas vias centrais até encontrar pontos de parada. "O que o aplicativo oferece em termos de informação ao usuário é muito mais avançado do que em outros municípios. Teremos uma das zonas azuis mais modernas do país", projeta o secretário de Segurança José Paulo Marinho, que apresentou esta e outras inovações no mesmo dia do anúncio de que deixa a pasta nesta semana.
Em breve, os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Bento Gonçalves também passarão a usar talonários eletrônicos, substituindo os atuais, que são de papel. Além de alterar a forma de aplicação de autuações aos infratores, o dispositivo será utilizado para consultas on-line relacionadas à atuação dos azuizinhos.