A segunda-feira pós Páscoa foi um dia especial e de uma experiência gratificante e recompensadora para os alunos-soldados do Curso de formação Policial Militar, que acontece nas dependências do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) em Bento Gonçalves. Eles fizeram uma arrecadação de alimentos na guarnição e fizeram a doação para as crianças da AABB Comunidade. Cerca de 100 crianças carentes receberam mais de 300 quilos de alimentos.
Mesmo com a rotina puxada de estudos e treinamento a qual são submetidos, os futuros Policiais Militares de Bento Gonçalves decidiram iniciar uma campanha junto aos colegas que atuam na cidade, cujo propósito era a arrecadação de alimentos não perecíveis que após seriam doados a uma instituição de caridade da cidade. Durante vários dias, uma corrente de solidariedade foi feita entre os brigadianos de Bento Gonçalves, de oficiais a soldados, que diariamente traziam consigo algum alimento para deixar na sede do batalhão antes de assumir o turno de serviço.
Eis então que nesta segunda-feira, 22, os alunos, utilizando o breve intervalo de almoço disponível, juntaram os mais de 300 quilos de alimentos arrecadados e partiram rumo a sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) onde os mantimentos foram entregues para o PROJETO AABB Comunidade, serviço social em parceria com a Prefeitura Municipal que atende mais de 100 crianças carentes de Bento Gonçalves e que promove a elas atividades no contra-turno escolar. A coordenadora do projeto, Silva Soliman, recebeu a doação dos policiais e destacou a importância que o serviço tem para as crianças em situação de vulnerabilidade e que a participação popular e de entidades é fundamental para a continuidade do projeto. Além da entrega dos alimentos arrecadados, os policiais também distribuíram chocolates para as crianças do projeto, que manifestaram sua gratidão e admiração através de sorrisos e muitos abraços.
Desde o primeiro momento em que ingressam nas fileiras da Brigada Militar, nossos policiais aprendem que a atividade policial vai muito além do combate direto a criminalidade. A integração social é fundamental para que o policial aprenda sobre o quão importante é o seu papel para o bem estar da sociedade, e que ações de solidariedade, como esta dos alunos soldados da Brigada Militar de Bento Gonçalves, é uma das principais formas de manifestar o respeito pela dignidade humana. Neste momento os policiais já estão de volta a rotina de estudos, mas cientes que a atitude que tiveram repercutirá eternamente entre seus pares.