A comunidade de Bento Gonçalves pode sentir na noite desta sexta-feira, 17 de março, um pouquinho do que o resgate da cultura colonial pode fazer pelo município. Centenas de pessoas passaram pela Via del Vino para curtir a abertura do 1º Festival do Tortéi, o Tortelaço. O evento segue neste sábado, 18, a partir das 16h.
A presença do público surpreendeu os organizadores e muitos tiveram que enfrentar longas filas para experimentar a iguaria principal do evento. Quem foi ao Tortelaço na Via del Vino gostou muito do que viu, mas teve que ter paciência para ter uma experiência de sabor no evento. As atrações da noite tinham no Tortéi a sua principal finalidade. Simples, feito a partir da mistura de farinha de trigo e ovos para compor a massa, e abóbora para servir de recheio, além de um molho para guarnecer, o prato vem carregado de significados que ganham evidência no Tortelaço. No evento, o restaurante Di Paolo, conhecido por servir a gastronomia típica, foi o responsável por comercializar a massa recheada com abóbora com quatro diferentes molhos, além de um molho doce. O público poderá degustar, em porções de R$ 20, tortéis cobertos de bolonhesa, salame, tomate seco e sálvia com manteiga e nozes. O combo para experimentar três porções sai por R$ 50,00.
Além do tortéi, grande atração do evento, os participantes puderam saborear uma deliciosa polenta com salame. A iguaria foi a pedida para o público que, com fome, não quis aguardar na fila para pegar seu tortéi. A noite da sexta-feira, 17, também foi de shows musicais, com a Banda Arte Gaúcha e o tenor Dirceu Pastori.
Tem mais festival neste sábado
Neste sábado, 18, o Tortelaço começa mais cedo. A partir das 16h as atividades serão iniciadas na Via del Vino. As atrações musicais terão o Coral do Vale dos Vinhedos, a cantora Inês Rizzardo, a Banda Arte Gaúcha e o Vocal Allegro.
Mín. 13° Máx. 19°