Sábado, 25 de Junho de 2022
16°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Variedades Reconhecimento

Feira 'Vila das Etnias' e desfile cultural são novidades paralelas a 31ª edição da Festiqueijo

A proposta é aproveitar a visibilidade do Festa para homenagear os povos que construíram Carlos Barbosa

10/06/2022 às 16h54 Atualizada em 10/06/2022 às 23h21
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carlos Baborsa
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carlos Barbosa
Crédito: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carlos Barbosa

Com a retomada da Festiqueijo em 2022, muitas novidades chegaram com ela, uma delas é a realização de uma feira cultural chamada "Vila das Etnias" na Rua Coberta de Carlos Barbosa. Para a abertura dos trabalhos do evento, haverá um desfile temático organizado por quatro equipes gincaneiras que vão levar o colorido de trajes e a animação de músicas típicas para a Buarque de Macedo.

No local, já estão sendo instaladas as casas típicas que representaram as principais etnias formadoras de Carlos Barbosa. Além de circular por um cenário de homenagem aos diferentes povos que compuseram o Município, o público poderá acompanhar uma série de conteúdos históricos, artísticos e culturais preparados por associações que preservam as tradições de cada etnia.

Estarão representadas com casas individuais as etnias italiana e alemã – predominantes no Município –, suíça e polonesa – cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul é Carlos Barbosa. E uma quinta casa terá função multiuso, abrigando conteúdos das demais etnias presentes na cidade: francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana.

Entre as principais atrações da Vila das Etnias estarão exposições de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e diversos shows de música e dança em palco exclusivo da Rua Coberta. O local também receberá o varejo de produtos do Festiqueijo.

O espaço foi projetado pelas arquitetas Mônica Guerra e Catiane Da Fré, enquanto que as casas estão sendo erguidas pelas empresas Construtora Käfer (casa alemã), Innova Arquitetura e Engenharia (casa suíça), Nobile Construtora (casa italiana), Rotenge Engenharia e Construções (casa polonesa) e Locus Imobiliária (casa multiuso).

Desfile

Na tarde do dia 26 de junho, haverá o desfile temático organizado pelas quatro equipes gincaneiras Otávio Augusto, Kicerração, Tutti Matti e Porcchi & Madone que vão representar, nessa ordem, as etnias alemã, italiana, polonesa e suíça.

Cada equipe contará com até 100 figurantes nas seguinte sequência: uma ala de abertura seguida por um grupo de casais dançando músicas típicas; um carro alegórico com símbolos da etnia representada; além de uma família descendente da linhagem e duas alas com elementos de gastronomia e cultura de cada grupo étnico.

Conforme o diretor de Marketing e Planejamento do Festiqueijo, Marcius Dal Bó, a proposta é aproveitar a visibilidade do Festiqueijo para homenagear os povos que construíram Carlos Barbosa, integrar a comunidade em torno da múltipla identidade étnica do Município e ampliar o conhecimento do público sobre a cidade.

O desfile temático deve iniciar na esquina das ruas Buarque de Macedo com Borges de Medeiros, percorrendo a Buarque até a esquina com a rua Assis Brasil, a partir das 14h30min do domingo, dia 26.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CARLOS BARBOSA - RS
CARLOS BARBOSA - RS
Sobre o município Carlos Barbosa é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome é uma homenagem a Carlos Barbosa Gonçalves, governador do estado durante a República Velha. É, sobretudo graças à equipe ACBF, a Capital Nacional do Futsal. No município, localizam-se as sedes das indústrias Tramontina e Cooperativa Santa Clara, que possibilitaram uma mudança significativa na economia local e comércio. O nome da cidade é uma homenagem ao ex-governador da Província do RS, Carlos Barbosa Gonçalves.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 21h57 - Fonte: ClimaTempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Dom 18°C 7°C
Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 18°C 7°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete