Domingo, 26 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Brasil Democracia

Em nota, OAB de Bento reforça a importância da vinda do presidente do STF

Entidade defende que presença do ministro Luiz Fux na cidade, marcada para 3 de junho, é uma importante oportunidade de diálogo e de "questionar e apresentar contrapontos, com fundamento e clareza"

25/05/2022 às 09h47 Atualizada em 25/05/2022 às 09h55
Por: Redação
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

A vinda do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, a Bento Gonçalves, segue causando alvoroço, em especial junto a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e de seu governo. Anunciada inicialmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), a palestra do ministro foi cancelada após reclamações de empresários associados à entidade, na tarde desta terça-feira, dia 24.

Poucas horas depois, contudo, a representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município assumiu o evento e confirmou a presença de Fux na data previamente agendada, em encontro que será realizado no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos. Na ocasião, serão reservados apenas 150 lugares.

Como as posicionamentos contrários não cessaram, a OAB-BG emitiu uma nota nesta quarta-feira, 25,defendendo a visita do ministro e ressaltando que, "a democracia é feita pelo diálogo". "Independentemente de sentimentos e interesses políticos, concordâncias e discordâncias sobre posicionamentos do Supremo Tribunal Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil tem o compromisso e obrigação institucional, como entidade fiscalizadora e protetora dos ditames constitucionais, de oportunizar à comunidade a chance de ouvir e ser ouvida", diz um trecho do comunicado.

Confira a íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Bento Gonçalves/RS, entidade APARTIDÁRIA e APOLÍTICA, vem se manifestar quanto à repercussão da vinda do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, à nossa cidade.

A Democracia é feita pelo diálogo, a oportunidade de ouvir e ser ouvido, bem como de termos o representante máximo do Judiciário Nacional em Bento Gonçalves é um momento ímpar para nossa sociedade. Independentemente de sentimentos e interesses políticos, concordâncias e discordâncias sobre posicionamentos do Supremo Tribunal Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil tem o compromisso e obrigação institucional, como entidade fiscalizadora e protetora dos ditames constitucionais, de oportunizar à comunidade a chance de ouvir e ser ouvida.

A possibilidade de acompanharmos o representante do mais alto escalão do Poder Judiciário Nacional é salutar, da mesma forma que seria um privilégio para nossa sociedade receber o Presidente da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, assim como qualquer outro representante de instituição e/ou entidade representativa para a sociedade brasileira.

Como já dizia Voltaire: 'Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.'

TODOS, SEM EXCEÇÃO, devem ser ouvidos! A pluralidade de opiniões é salutar para uma sociedade democrática, independente de cargo ou posição social, mas principalmente para que possamos também questionar e apresentar contrapontos, com fundamento e clareza.

Desta forma, respeitando as instituições desse País, bem como quem as representa, e principalmente, oportunizando à sociedade bento-gonçalvense, de forma democrática, livre e plural, estamos sustentando a vinda do Presidente do Supremo Tribunal Federal para que fale à nossa comunidade e ouça nossos questionamentos."

Rodrigo Terra de Souza – Presidente da Subseção da OAB em Bento Gonçalves


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 17h47 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 16°C 6°C
Qui 18°C 4°C
Sex 22°C 7°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete