Domingo, 26 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Arte

Battle In The Cypher: Exposição que celebra os 10 anos do encontro chega ao Centro Cultural 20 de Novembro neste sábado

Criada em 2019, a mostra reúne, em imagens e materiais diversos, uma linha de tempo onde é possível conhecer a história de um dos mais conhecidos encontros culturais de Bento Gonçalves

25/05/2022 às 09h03 Atualizada em 25/05/2022 às 15h27
Por: Renata Oliveira Fonte: Carlinhos Santos - Jornalismo Cultural
Compartilhe:
A exposição estava no Museu do Imigrante e agora chega no Centro Cultural 20 de Novembro. Crédito: Pablo Do Rosário/Divulgação
A exposição estava no Museu do Imigrante e agora chega no Centro Cultural 20 de Novembro. Crédito: Pablo Do Rosário/Divulgação

Com o objetivo de celebrar os 10 anos do principal encontro da Cultura Hip Hop na América Latina, a exposição "Os 10 Anos de Battle In The Cypher" chega ao Centro Cultural 20 de novembro, localizado na Rua Carlos Turconi, 11, bairro Borgo, neste sábado, dia 28 de maio, das 19h às 23h. O evento ficará no local apenas neste dia, depois seguirá para o Salão Nobre da Prefeitura. 

Criada em 2019 para registrar e festejar os 10 anos de Battle In The Cypher, a mostra reúne, em imagens e materiais diversos, uma linha de tempo onde é possível conhecer a história de um dos mais conhecidos encontros culturais de  Bento Gonçalves. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Fotografias, matérias de jornal, flyers, peças de exposições que aconteceram nas diversas edições da BITC, camisetas, telas de serigrafia e diversos outros artefatos estão entre os materiais que compõem a exposição. A proposta organiza, assim, um relato sobre uma trajetória de encontros em Bento Gonçalves e em outros 10 Estados brasileiros e três países da América do Sul. Um diferencial da mostra é a existência de QR Codes próximos às obras que remetem a um site com vídeos que também registram um pouco mais sobre a primeira década da Battle.

Nesse percurso que fechou 12 anos em 2021, a Battle In The Cypher conquistou o Prêmio Funarte Hip Hop 2014, o Prêmio Culturas Populares 2018 Edição Selma Do Coco, ambos realizados pelo Ministério Da Cultura, além do Prêmio de Melhor Evento De Breaking 2018, pela conceituada revista digital Break SP, de São Paulo. Outras premiações foram o prêmio FAC Culturas Populares – Hip Hop 2016, com o Hasta La Cypher, encontro que acontece dentro do Battle In The Cypher, realizado pelo governo do Rio Grande Do Sul, além dos Prêmios PROAC Hip Hop e Elisabete Anderle, financiando a realização de pré edições nos estados de S&atild e;o Paulo e Santa Catarina, respectivamente. Um conjunto de ações e distinções que afirmam a incontestável relevância cultural deste encontro.

Em Bento Gonçalves, além do Museu do Imigrante e agora o Centro Cultural 20 de novembro (somente no sábado), a circulação também vai ocupar o Salão Nobre da Prefeitura. Depois, o projeto deve chegar à Obradora Cultural, importante equipamento cultural no centro de Assunção, no Paraguai, e à Casa De Cultura Afrouruguaya, sediado no centro de Montevidéu e principal espaço da cultura negra no Uruguai.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 18h07 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 16°C 6°C
Qui 18°C 4°C
Sex 22°C 7°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete