Quinta, 19 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Segurança Violência

Bento Gonçalves registra queda de 74% no número de homicídios em 2022

Por outro lado, os crimes de furto e posse de entorpecentes tiveram um aumento considerável comparando com o mesmo período de 2021

12/05/2022 às 15h01 Atualizada em 14/05/2022 às 12h06
Por: Redação Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
Série de ações integradas colaboraram para a redução de assassinatos, em especial em Porto Alegre. Crédito: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Série de ações integradas colaboraram para a redução de assassinatos, em especial em Porto Alegre. Crédito: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Os casos de homicídio em Bento Gonçalves tiveram uma queda drástica no número de registros entre os meses de janeiro e abril deste ano. A redução foi de mais de 70% em relação ao ano passado. Porém, os crimes de furto tiveram um aumento considerável.

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves registrou queda de 74% no número de homicídios de janeiro a abril de 2022 comparado ao mesmo período de 2021. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 12. No ano passado, de 1º de janeiro até 30 de abril, tinham sido registrados 15 homicídios na Capital do Vinho. Neste ano, no mesmo período foram 4 assassinatos (atualmente já são 6 mortes violentas na cidade). 

Em outros delitos já foi possível notar um aumento de casos em relação ao ano passado para o atual na cidade.

- Furto de Veículos - foi o que mais teve um aumento, sendo 77,78% (de 27 casos em 2021, esse ano já chegou em 48)

- Furtos - houve um aumento de 25,31% (de 241 pulou para 302 casos)

- Posse de entorpecentes - houve um aumento de 26% (de 50 foi para 63 casos)

Crimes de estelionato e posse de entorpecentes (tráfico) teve uma queda de 18,42% e 33,33%, respectivamente.

No Rio Grande do Sul o número de vítimas de homicídio caiu 11,6%, de 129 em abril de 2021 para 114 igual mês deste ano. O foco territorial adotado pelo programa RS Seguro, para combater o crime nos locais que apresentavam os indicadores mais elevados ao longo da última década, teve impacto significativo para diminuição dos homicídios no Estado. Entre os 23 municípios priorizados para monitoramento intensivo pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), nove encerraram o mês sem nenhum assassinato – Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas e Viamão.

Em Cachoeirinha, já são três meses consecutivos sem homicídios, e em Guaíba, o segundo. Das 23 cidades priorizadas, 16 tiveram queda ou estabilidade no número de assassinatos em abril, na comparação com o mesmo período no ano passado. E no cenário acumulado de quatro meses, entre as 10 maiores reduções no número de vítimas, em relação ao mesmo intervalo de 2021, sete ocorreram em cidades que integram o grupo priorizado pelo RS Seguro.

O resultado atesta a efetividade das ações realizadas pelas forças de segurança após ligeira alta ocorrida em março, em especial para a rápida contenção de conflito pontual entre organizações criminosas em Porto Alegre.

E os casos de feminicídio voltaram a cair depois de três meses. Houve nove vítimas de assassinatos por motivo de gênero no Estado, cinco a menos que as 14 de abril do ano passado, o que representa baixa de 35,7%. Embora significativa, a diminuição ainda não foi suficiente para reverter o cenário no acumulado desde janeiro, que ainda contabiliza duas vítimas a mais que no mesmo período de 2021, passando de 34 para 36.

Na soma de janeiro a abril, o Estado também registra queda nos assassinatos, de 564 no ano passado para 544 (-3,5%) – tanto no recorte mensal quanto no acumulado, os totais atuais são os menores desde 2006. Esses e outros dados estão no indicadores de abril divulgados nesta quinta-feira, 12, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

• Clique aqui e acesse reportagem completa publicada no site da SSP sobre os indicadores de abril na segurança pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 16h07 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 12°

Sex 16°C 3°C
Sáb 18°C 1°C
Dom 18°C 3°C
Seg 20°C 7°C
Ter 22°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete