Homens com idade entre 45 e 60 anos estão tendo um prejuízo significativo no bolso nos últimos meses em Bento Gonçalves. Eles são os alvos preferidos dos estelionatários no já manjado "Golpe dos Nudes". Empresários e políticos da cidade foram o alvo da vez dos criminosos, muitos deles detentos do sistema prisional. Uma das vítimas não pagou o valor solicitado e teve fotos expostas nos grupos de Whatsapp.
Mesmo com a ampla divulgação dos golpes nos meios de comunicação, muitas pessoas esclarecidas estão caindo no esquema e perdendo uma grande quantia em dinheiro. Entre as táticas usadas pelos criminosos, uma das mais comuns é criar perfis fakes e se passar por mulheres jovens para atrair vítimas. Pois em Bento Gonçalves, homens de mais idade têm caído como patinhos na armadilha, acreditando que "as novinhas" estão realmente interessadas em seu corpitcho.
No mês de março, um empresário da cidade pagou mais de R$ 20 mil para os criminosos a fim de evitar que seus nudes foram expostos em grupos de Whatsapp. Um outro comerciante do município também precisou desembolsar cerca de R$ 15 mil para evitar que suas fotos fossem realmente apagadas. Nos dois casos, os homens se encantaram com jovens que seriam adolescentes de 16 e 17 anos. Além de serem vítimas neste caso, os empresários correram o risco de serem incriminados, pois o relacionamento aconteceria com menores de idade.
Num caso mais recente, um político de Bento Gonçalves também foi vítima de chantagem após mandar fotos íntimas para uma suposta jovem que estaria encantada por ele. Como sempre, logo depois, os criminosos fizeram contato passando-se por familiares da adolescente. Posteriormente, os criminosos começaram a pedir dinheiro para não expor sua imagem em grupos de Whatsapp. A vítima seguiu negando o pagamento e uma foto rapidamente foi disseminada. Após a exposição a que foi submetido e temendo que outras imagens fossem espalhadas na cidade, o político fez o pagamento do valor pedido pelos criminosos, encerrando a questão.
Como o golpe acontece...
Começa com uma notificação de um pedido de amizade. Do outro lado da tela, a foto de uma mulher jovem e atraente. Depois disso vem a troca de likes, uma curtida ali, outra aqui… Até que chega uma mensagem e vocês começam a conversar. O papo flui bem, em pouco tempo a conversa esquenta, e ela te manda uma foto íntima. É esse o roteiro que os criminosos têm utilizado no chamado “golpe dos nudes”.
Depois que a suposta jovem ganha a confiança da vítima e eles passam a trocar nudes (ou seja, fotos de teor sexual), outros personagens entram em ação. Por meio de chantagens, ameaças de exposição ou até mesmo denúncias, a vítima paga uma quantia para que o caso não seja revelado publicamente.
Como se proteger do golpe dos nudes?
Para se proteger contra esse tipo de golpe, vale adotar alguns cuidados básicos ao usar as redes sociais:
1) Desconfie de solicitações de amizade de perfis desconhecidos, especialmente os que tenham data de criação muito recentes. Investigue as interações daquela pessoa com outros contatos ou mesmo procure alguma outra foto com outras pessoas para ajudar a validar se um perfil é verdadeiro ou não;
2) Verifique as configurações de privacidade das suas redes sociais e restrinja, mesmo que parcialmente, o acesso às suas informações para quem não for seu amigo ou seguidor;
3) Tenha cuidado ao compartilhar fotos com outras pessoas na internet. Além de golpes financeiros, há também o risco de ameaças de exposição caso a imagem caia nas mãos erradas;
4) Nunca forneça informações pessoais para desconhecidos na internet. Seus dados são alguns dos seus bens mais valiosos.