As pessoas que estavam esperando pela notícia da retirada da obrigatoriedade do uso da máscara em Bento Gonçalves, ela chegou neste sábado, 12 de março. Foi publicado, em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, o Decreto 11.338/2022 que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos públicos e privados.
A decisão foi tomada após consulta ao comitê técnico e está alinhada com a posição da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que já havia encaminhado pedido ao Governo do Estado. O documento também desobriga a utilização de máscaras por crianças maiores de seis anos. As máscaras seguem obrigatórias em locais fechados.
Bento Gonçalves tem 91% da população vacinável - maiores de 5 anos - com esquema completo, além de apresentar queda nos índices de contaminação e internação hospitalar. O número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais também diminuiu. Os dados que, em janeiro, chegaram a picos de cerca de mil atendimentos diários, em fevereiro não ultrapassaram 600 pessoas.