Mesmo Bento Gonçalves alcançando 90% da população vacinada com a primeira dose, é preocupante as quase sete mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, além da baixa adesão da vacinação infantil que não chega nem na metade das nove mil crianças de 5 a 11 anos que precisam completar esse primeiro ciclo.
Na última semana, o índice das crianças vacinadas teve um leve aumento de 1690 para 2310, porém ainda não alcançou um bom número já que, segundo a Prefeitura, são 9.055 que precisam tomar a primeira dose da CoronaVac ou Pfizer.
No total, a cidade já alcançou 99.889 pessoas imunizadas com a primeira dose, com a segunda dose 92.964, e dose de reforço 37.508. Lembrando que para maior proteção contra o covid-19 é preciso completar o ciclo vacinal com as duas doses.
A vacinação segue nas unidades da Zona Sul, Central, Progresso II, Eucaliptos, Licorsul, Aparecida, Conceição, Maria Goretti e Zatt. Unidade que tem Janssen Zona Sul, Zatt, Central e Conceição. O horário é das 7:30 às 11:00 e das 13h às 16:30.
Confira o cronograma:
Primeira dose
Para pessoas a partir dos 12 anos. É necessário apresentar documento com foto e cartão do SUS.
Segunda dose
Coronavac para quem fez a primeira dose até 01 de fevereiro.
Pfizer para quem fez a primeira dose até 27 de dezembro.
Astrazeneca/Covishield para quem fez a primeira dose até 27 de dezembro
Dose de reforço
Para dose de reforço podem procurar o serviço de saúde pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, Coronavac, Astrazeneca/Covishield) no intervalo de quatro meses.
Dose de reforço da Janssen
Pessoas vacinadas com intervalo de dois meses da primeira dose. A vacina pode ser realizada nas Unidades Zona Sul, Central, Conceição e Zatt.
Vacinação das crianças
A imunização de crianças de 05 até 11 anos é realizada nas Unidades Central, Centro de Referência Materno Infantil e Unidade Zona Sul (Botafogo) das 7:30 às 11h e das 13h às 16:30, de segunda a sexta-feira.
O esquema vacinal será composto por duas doses da vacina Pfizer ou CoronaVac. Os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar carteirinha de vacinação.