Quinta, 19 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Geral Rio Grande do Sul

“Em uma hora e meia de voo, Pelotas está conectada ao principal centro econômico do país”, destacou Leite em viagem inaugural

“Boa tarde, senhoras e senhores. Bem-vindos ao primeiro voo entre Guarulhos e Pelotas." Assim o comandante Manoel Burg cumprimentou os passageiros do voo inaugural da nova linha da Gol entre Guarulhos e Pelotas.

17/01/2022 às 20h30
Por: Redação Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
Depois que o avião pousou em Pelotas, houve uma celebração, com direito a corte de fita - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Depois que o avião pousou em Pelotas, houve uma celebração, com direito a corte de fita - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

“Boa tarde, senhoras e senhores. Bem-vindos ao primeiro voo entre Guarulhos e Pelotas.” 

Foi assim que o comandante Manoel Burg, natural de Rio Grande e piloto chefe da Gol, cumprimentou os passageiros do voo inaugural da nova linha da Gol Linhas Aéreas entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Pelotas, em Pelotas. O voo G3 1222, direto, partiu nesta segunda-feira (17/1), às 15h45, e pousou às 17h45 com a presença do governador Eduardo Leite.

O voo G3 1222, direto, partiu às 15h45 de Congonhas e pousou às 17h45 em Pelotas
O voo G3 1222, direto, partiu às 15h45 de Congonhas e pousou às 17h45 em Pelotas - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Pelotas foi um dos quatro novos destinos no Rio Grande do Sul definidos pela Gol em novembro. O anúncio ocorreu na esteira do aperfeiçoamento do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), concluído em 2019. As outras cidades contempladas são Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana. Quando todos estiverem ativos, a Gol terá voos diretos para sete destinos no Estado, incluindo Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre. 

“A conexão ao principal aeroporto do país e um dos principais da América Latina, que é o de Guarulhos, é uma conexão para o restante do Brasil, a partir dos voos que dali são direcionados, e para o resto do mundo. Isso facilita na hora de atrairmos negócios e investimentos, aproxima famílias, melhora a qualidade de vida das pessoas. Estamos certos de que vai significar um impulso econômico para a região. Estamos falando de, em uma hora e meia de voo, Pelotas estar conectada ao principal centro econômico do país e dali para o mundo", projetou o governador. 

Leite destacou que o governo trabalha com incentivos fiscais para que isso acontecesse. "O Estado incentiva a aviação a partir da redução do ICMS sobre o combustível da aviação. Com isso, o Rio Grande do Sul, que já é o Estado com o maior número de voos regionais da capital para o interior, passa a ser o que tem maior número de conexões diretas do interior para o Aeroporto de Guarulhos. Nossa política de aviação tem dado bastante certo, e temos absoluta convicção de que fará a diferença na economia e na vida das pessoas”, garantiu.

A nova rota da Gol passou a ligar, com comodidade e rapidez, um importante polo do Estado com o centro comercial e financeiro do Brasil, permitindo aos clientes a rápida conexão com todo o país e o exterior. 

Leite agradeceu à Gol, na pessoa do presidente Paulo Kakinoff, pela confiança no Estado. “Que bom que temos uma empresa como a Gol, comprometida com serviços de qualidade, apostando em novas rotas. E Pelotas inaugura esse novo ciclo de expansão da aviação para o interior do Estado. Logo em seguida, teremos Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria, também com voos para o principal aeroporto do Brasil”, celebrou o governador.   

A linha inaugurada tem quatro frequências semanais de ida e volta entre Guarulhos, um dos principais hubs da Gol, e Pelotas. Os voos são operados pela companhia com o Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

A chegada

Leite foi um dos passageiros do voo inaugural que liga Pelotas ao maior aeroporto do Brasil
Leite foi um dos passageiros do voo inaugural que liga Pelotas ao maior aeroporto do Brasil - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Ao pousar em Pelotas, o governador, ao lado da prefeita Paula e de Kakinoff, participaram de uma celebração, com direito a corte da fita. Em seguida, a aeronave levantou voo novamente para Guarulhos, no voo direto G3 1223, também comemorativo, que decolou às 18h35 e pousou em Guarulhos às 20h20h. 

“Este voo ligando Pelotas e a zona sul do Estado com o centro econômico do país trará enormes benefícios a Pelotas, não só facilitando a vida de quem tem negócios no centro do país, como também atraindo investimentos privados para a nossa região, já que o acesso agora fica facilitado. Irá também atrair turistas a Pelotas. Nós temos muitas riquezas a oferecer, mas faltava essa ligação direta com o centro. É uma grande notícia, uma das principais dos últimos tempos e a maior nas áreas da economia e do turismo”, ressaltou a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

“A aposta da Gol na expansão regional é, de longa data, uma forma de incrementar nossos negócios, contribuir para a geração de riquezas aos estados e regiões envolvidos e, sobretudo, favorecer os clientes da companhia, que passam a contar com mais comodidade e rapidez para chegar aos grandes centros urbanos, com total segurança. Pelotas nos traz perfis vastos de clientes: de lazer, negócios, estudantil, entre outros. É uma honra para a Gol fazer parte deste novo momento do Rio Grande do Sul”, afirmou Kakinoff.

A tripulação do voo inaugural entre Pelotas e Guarulhos foi composta exclusivamente por funcionários de Pelotas e da região Sul do Estado. Os passageiros que desembarcaram foram recepcionados com doces, conforme a tradição local.

Próximos destinos

A malha da Gol já contempla as cidades gaúchas de Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre. Com Pelotas, são quatro destinos atendidos no Rio Grande do Sul. Ao longo do ano, esse número saltará para sete.

Além de Pelotas, a cidade de Santo Ângelo receberá voos diretos de Guarulhos operados pela Gol com o Boeing 737-700, a partir de 4 de julho.

A rota entre Uruguaiana e Guarulhos é fruto de uma parceria entre a Gol e a Voepass, começando em 5 de abril com três frequências semanais de ida e volta. Neste caso, os bilhetes são comercializados exclusivamente pela Gol, e os voos, operados pela companhia parceira com a aeronave ATR 72, cuja capacidade é de 68 passageiros.

A rota entre Santa Maria e Guarulhos, que iniciará em 26 de outubro, também é oriunda de parceria entre Gol e Voepass.

Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) tem o intuito de promover o crescimento econômico, social e turístico do Rio Grande do Sul com a ampliação das rotas de voos regulares e a qualificação dos aeroportos regionais. Criado em outubro de 2015, o PDAR-RS já resultou na criação de seis novas rotas entre Porto Alegre e o interior, nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Nos aeroportos de Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Ângelo e Vacaria, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), por meio do Departamento Aeroportuário (DAP), investiu cerca de R$ 7 milhões durante os primeiros quatro anos do PDAR-RS. Os recursos foram utilizados na construção de terminais de passageiros, na recuperação de pistas de pouso e decolagens e em diversas melhorias, como reformas de seções contra incêndio, compra de equipamentos e veículos.

Em 2019, o governo publicou o Decreto 54.685, que prevê a redução de base de cálculo na compra de querosene de aviação no Estado. A medida possibilitou que a alíquota do combustível caísse a até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofertadas, da disponibilidade de assentos e da frequência de voos.

O benefício entrou em vigor em janeiro de 2020. Desde então, representantes de companhias aéreas, como a Gol e a Azul, que já opera com seis ligações regionais no Estado, anunciaram a intenção de ampliar a oferta de voos e de municípios atendidos.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 15h47 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 12°

Sex 16°C 3°C
Sáb 18°C 1°C
Dom 18°C 3°C
Seg 20°C 7°C
Ter 22°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete