Segunda, 15 de Agosto de 2022
15°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Meio Ambiente Sem noção

Moradores ficam indignados com desperdício de água em Bento Gonçalves

Reportagem do NB Notícias recebeu denúncias de fatos ocorridos nos bairros São Roque, Progresso e Botafogo nos últimos dias.

14/01/2022 às 17h16 Atualizada em 14/01/2022 às 18h45
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Moradores ficam indignados com desperdício de água em Bento Gonçalves

A falta de chuvas em Bento Gonçalves é algo preocupante, mas parece que uma minoria da população não está nem aí para a falta d'água. Seguem lavando o carro com a torneira aberta e também as calçadas, como se nada estivesse acontecendo. Nesta semana, a reportagem do NB Notícias recebeu denúncias de diversos moradores sobre a falta de empatia de seus vizinhos.

De acordo com o gerente da Corsan em Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, o município ainda não corre risco de racionamento, mas nem por isso os consumidores podem ficar gastando água à vontade por aí. Ele relata que é o momento de se ter bom senso, a fim de evitar um desabastecimento logo ali na frente. "A Bacia de São Miguel está com dois metros abaixo do nível normal, mas a Bacia do Barracão já está seca. É preciso que as pessoas se preocupem com este momento de estiagem e tenham mais controle no uso indevido de água, principalmente na lavagem de calçadas e dos automóveis", finalizou Dal Pizzol.

Moradores dos bairros Progresso, São Roque e Botafogo entraram em contato com a reportagem do NB Notícias indignados com o desperdício de seus vizinhos. No São Roque, uma mulher tem o costume de lavar a calçada duas vezes por dia. "Liguei para vocês pra ver se não é proibido tanto desperdício", relatou a moradora indignada com a ação.

No bairro Progresso, um morador foi visto lavando o carro e deixando a torneira aberta, durante todo o processo de lavagem. Segundo um vizinho, o fato se repete pelo menos uma vez por semana. "São pessoas sem noção, só pode. Depois querem por a culpa na Corsan quando fatal água, mas na hora de fazer a sua parte, não fazem", destacou o morador.

A mesma revolta foi registrada no bairro Botafogo. De acordo com o denunciante, o morador tem o costume de regar a grama todos os dias no final da tarde. Além disso, pelo menos uma vez por semana, também realiza a lavagem da calçada em frente a sua casa, que fica em uma esquina. "Já pensei em falar com ele sobre o desperdício, mas tenho medo de ser xingado ou agredido. Alguém teria que fazer alguma coisa", destacou o vizinho.

 Existem várias maneiras de reaproveitar a água na área externa da casa. Seja para limpar o quintal, o carro ou molhar as plantas, trocar a mangueira pelo balde ou regador é uma importante medida contra o desperdício. Pode até parecer uma medida pequena, mas somada a outros cuidados, o resultado é uma grande economia. Seu bolso e o meio ambiente agradecem.

Veja a seguir 10 dicas para economizar água no quintal:

Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa;

Ao lavar a calçada com a mangueira, você consome, em média, 280 litros de água;

Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, suspenda a lavagem durante a estiagem;

Lavar o carro com mangueira por meia hora consome, em média, 560 litros de água;

Ao lavar o carro com um balde de 10 litros, o consumo é de 40 litros de água;

Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira;

No verão, a rega das plantas deve ser feita pela manhã ou à noite. Isso reduz a perda de água por evaporação;

No inverno, molhe as plantas sempre pela manhã, em dias alternados;

Reaproveite a água da lavagem das roupas para fazer a faxina da casa, lavando o quintal;

Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar o quintal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 22h59 - Fonte: ClimaTempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 25°

Ter 19°C 12°C
Qua 22°C 11°C
Qui 17°C 1°C
Sex 11°C -1°C
Sáb 18°C 1°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete