Segunda, 29 de Novembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Esporte Solidariedade

Ex-goleiro do Esportivo, que ajudou a construir leitos de UTI na pandemia, necessita de ajuda

Jonatas Cunegatto, de 41 anos, que foi campeão do interior com o alviazul, está com os rins comprometidos, o que impossibilitou de continuar trabalhando.

25/11/2021 às 22h43 Atualizada em 25/11/2021 às 22h54
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

O gesto do ex-goleiro do Esportivo, Jonatas Cunegatto, durante a pandemia, foi um exemplo de solidariedade que percorreu o Brasil. Com os treinos paralisados durante o confinamento em 2020, o atleta, de 41 anos, optou por continuar utilizando as suas mãos, desta vez para ajudar na construção de leitos de UTI em Bento Gonçalves. Agora, Jonatas necessita da ajuda da comunidade por conta de problemas nos rins, o qual o impossibilita de trabalhar. 

Por conta do uso excessivo de anti-inflamatórios ao longo da carreira, Jonatas foi diagnosticado com um problema renal. O ex-goleiro está com apenas 13% dos rins funcionando. Atualmente morando em Santa Catarina, Jonatas tem o sonho de criar um projeto para a formação de uma escolinha para jovens goleiros. No entanto, o problema de saúde está o impossibilitando de trabalhar. 

O goleiro está com dificuldades para caminhar e necessita de muletas ou cadeira de rodas para se locomover. Atualmente tem o acompanhamento de uma nutricionista e faz fisioterapia. Caso o comprometimento dos rins piore, chegando a cerca de 11% de capacidade de operação, Jonatas terá que realizar hemodiálises semanais, o que aumentaria ainda mais os gastos do atleta, que já são expressivos por conta de medicações e suplementos, além das despesas da família em geral. 

Goleiro Jonatas ajudou na construção de leitos de UTI na pandemia em Bento Gonçalves / Foto: Gilberto Júnior 

O goleiro está recebendo doações da comunidade do futebol gaúcho, através do auxílio dos atletas Athos Almeida, ex-meia do Esportivo, e do meia do Criciúma Jessé Costa, que teve a iniciativa de promover uma vaquinha on-line. 

No Esportivo, Jonatas conquistou o acesso à elite com o vice-campeonato da Divisão de Acesso de 2019. No ano seguinte, o goleiro se sagrou campeão do Interior com o alviazul no Gauchão de 2020. No mesmo ano, Jonatas teve seu ato solidário reconhecido no Brasil inteiro após ajudar de forma voluntária na construção de novos leitos de UTI destinados aos casos de Covid-19 em Bento Gonçalves durante a pandemia. 

A torcida do Esportivo, em especial a Torcida Organizada Fúria Alviazul, se uniu em prol da causa e estão arrecadando um significativo montante para destinar ao goleiro. 

Como ajudar?

Cerca de 20 mil já foram arrecadados em doações por PIX em duas contas de atletas que estão engajados na causa, como Jésse Costa (Nubank PIX: [email protected]) e o meia Athos (Nubank PIX: [email protected]). As doações também podem ser realizadas na campanha da Fúria Alviazul, através do PIX 5499067057 (celular), de nome Will. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

Ter 26°C 13°C
Qua 28°C 12°C
Qui 29°C 13°C
Sex 30°C 14°C
Sáb 32°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio