Segunda, 29 de Novembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Agricultura Desenvolvimento

Prefeitura de Bento subsidiará 50% de mudas de videiras para espaldeiras

Projeto apresentado pelo Poder Público busca aumentar a qualidade das uvas e dos vinhos produzidos no município

25/11/2021 às 10h09 Atualizada em 25/11/2021 às 14h10
Por: Redação
Compartilhe:
(Divulgação prefeitura)
(Divulgação prefeitura)

A prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, apresentou nesta quarta-feira, dia 24, dois projetos de incentivo à agricultura. O cenário escolhido para a entrega simbólica das propostas para o Legislativo foi a Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos.

A primeira proposição incentiva a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras e a aquisição de mudas viníferas no município. De acordo com secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, é uma iniciativa pioneira e inovadora. "Com isso, nós incentivamos o plantio de espaldeiras e, consequentemente, a produção de uma uva de maior qualidade, fazendo com que a gente consiga automaticamente produzir vinhos de melhor qualidade, mais ainda do que nossa cidade já tem e produz. São projetos comuns na Europa e é pioneiro, justamente, porque é inédito aqui no Estado”, aponta.

Cada agricultor que aderir vai ter direito a plantar um hectare por ano em sua propriedade de uvas viníferas em parreiras de espaldeiras. A prefeitura irá fazer o registro de preço e indicar os viveiros que as mudas poderão ser compradas, e subsidiar em 50% os custos da aquisição.

Christófoli salienta que, através deste projeto, será possível estreitar a concorrência com países vizinhos e famosos pela produção de vinho. “Vai agregar não só para as vinícolas, mas também ao pequeno agricultor que vai plantar esse parreiral e produzir uma uva de maior qualidade”, completa.

Outro projeto apresentado é voltado para o aumento das horas máquinas, alterando a legislação já existente, possibilitando que o agricultor tenha mais recursos com horas máquinas em sua propriedade. O texto amplia o subsídio de 8 URMs para 12 URMs, a partir de janeiro do próximo ano.

Representando o setor, o presidente da Aprovale, Sandro Valduga, ressalta a importância do trabalho do produtor de uva. “Recebemos mais de um milhão de visitantes por ano, vendemos nossos produtos para diversos países e hoje atraímos os olhares de milhares de pessoas mundo afora. Pensando nisso, precisamos agora proteger nosso legado para as gerações futuras, para que tenham uma Bento Gonçalves preservada e continuem nossa vocação. Foi pensando nisso que levamos essa ideia ao poder público, de um projeto que recuperasse as áreas de vinhedos, incentivando os produtores de uva e dando base e informação para ampliar seus vinhedos, e com uma colheita de uvas de qualidade. Agradecemos todos que acreditaram nesta ideia. Futuramente, tomaremos juntos grandes vinhos provenientes deste projeto”, afirma.

O projeto – desenvolvido em parceria com a Emater, Embrapa e IFRS – foi assinado e entregue ao presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto, e aos demais vereadores presentes na cerimônia, Agostinho Petroli, Anderson Zanela, Idasir dos Santos, Jocelito Tonietto e Thiago Fabris, para que posteriormente seja encaminhado para discussão e votação. “Diversos projetos de incentivo ao interior passam por nós vereadores para aprovação. E hoje mais dois projetos de grande magnitude sobem para debate na Câmara. Parabéns, são projetos que beneficiam as pessoas que estão na ponta trabalhando para que o setor seja cada vez mais produtivo”, evidencia o presidente. 

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira lembrou que a administração "precisa acompanhar esse crescimento do setor da uva e do vinho". "Se não agirmos com uma política pública segura e estável, corremos o risco de deixar passar esse bonde. Precisamos fazer algo que todas regiões produtoras de vinho fizeram, fortalecer nossos pontos fortes. E estes projetos incentivam o agricultor que quer fazer o vinho, a cantina que irá crescer. Um projeto para os próximos anos, e logo teremos um vinho com ainda mais qualidade do que nossa cidade já apresenta", conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

Ter 26°C 13°C
Qua 28°C 12°C
Qui 29°C 13°C
Sex 30°C 14°C
Sáb 32°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio