Segunda, 06 de Dezembro de 2021
21°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Viver Bem Saúde íntima

Saúde íntima: Cuidados em equilíbrio

O nosso corpo merece muita atenção, principalmente no que se refere à saúde íntima ginecológica.

18/10/2021 às 09h08
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação - saudeindividualizada
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O nosso corpo merece muita atenção, principalmente no que se refere à saúde íntima ginecológica. Até porque a região possui muitas singularidades, o que diferencia um cuidado extra em relação às demais partes do corpo.

É comum pensar que, por ser uma região íntima, utilizar produtos de higiene deve ser constante. Esse é um conselho repassado principalmente por pessoas mais velhas. No entanto, vale lembrar que a vagina é uma região que possui defesas naturais que precisam ser preservadas.

Antes de mais nada, manter a saúde íntima em dia não é complicado e nem requer muitos detalhes. Mas é preciso se atentar para não cometer deslizes.

Isso porque, quando realizada de maneira inadequada, o pH vaginal entra em desequilíbrio, o que propicia o desequilíbrio da microbiota vaginal, provocando problemas como infecções, corrimentos e outras irritações que afetam o seu bem-estar e a sua saúde.

É importante também fazer visitas regulares ao ginecologista, além de observar o que faz bem à sua região íntima ou não.

A diversidade biológica presente em todos os seres humanos faz com que tenhamos mais tolerância a um determinado produto ou prática que, para outra pessoa, talvez não sirva. São individualidades que trazem à tona o quanto cada pessoa necessita de cuidados únicos, que respeitem suas necessidades e características.

Veja algumas dicas e opções de autocuidado que você pode adotar na sua rotina!

Evite duchas vaginais

A ducha é um procedimento em que se realiza uma lavagem da cavidade vaginal com uma espécie de bomba. Só realize esse tipo de procedimento caso ele tenha sido recomendado por um ginecologista especificamente para você em determinado momento.

Higienize com muita água e produtos com moderação

Para a higiene da região da vulva, utilize muita água e use produtos com moderação. Opte por um sabonete neutro ou que tenha sido preparado especificamente para a região íntima, com a indicação de um ginecologista. Assim, você evita o desequilíbrio de microoganismos benéficos que habitam a região. Seu sabonete íntimo também pode ser formulado sob medida para você com ativos calmantes ou protetores, como própolis, barbatimão e óleo de melaleuca (tea tree), que ajudam a prevenir infecções fúngicas e bacterianas.

Use calcinhas de algodão

Calcinhas de tecido sintético abafam a região, tornando-a propensa a problemas como a candidíase e a proliferação de bactérias prejudiciais. Calcinhas de algodão ajudam a absorver a transpiração da região e são mais confortáveis para uso prolongado.

Durma sem calcinha

Dormir sem calcinha é um hábito ótimo para a saúde íntima. Afinal, o ato promove uma “respiração” e evita o calor e o abafamento da região.

Evite o protetor diário e peças justas

O protetor diário parece ser um aliado, não é mesmo? A princípio, ele foi feito para absorver escapes de urina, corrimentos e atender a necessidades comuns. Porém, o protetor íntimo abafa a região. O mesmo ocorre para shorts e calças muito justas e de tecidos sintéticos. Se precisar ficar fora por um período mais longo, escolha peças de roupa mais soltinhas, que permitam a circulação de ar.

Banho de assento para auxiliar no combate à candidíase

Um hábito que pode ajudar para quem costuma ter candidíase é a realização de banhos de assento. Essa é uma dica que vem lá dos tempos da vovó e ainda se mantém de pé como uma prática auxiliar para problemas na região íntima.

Para realizá-lo, você vai precisar de:

–  Uma bacia grande o suficiente que dê para você sentar.

–  Uma boa quantidade de água morna

–  Bicarbonato de sódio (é recomendado 1 colher para cada 1 litro)

Basta se sentar e ficar de 3 a 5 minutos. Ou então tempo suficiente até a água morna esfriar.

Produtos manipulados para a região íntima

Por ser um local que respeita a diversidade fisiológica e pode oferecer produtos sob medida de acordo com as suas características e necessidades, a farmácia de manipulação é o lugar certo para preparar produtos e formulações únicas para a sua região íntima. Lá, você pode encontrar cremes vaginais com antifúngicos, antiprotozoários, probióticos e antissépticos vaginais que podem ajudar em diversas situações. Sempre fale com seu medico de confiança !

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 18h27 - Fonte: ClimaTempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

Ter 27°C 14°C
Qua 28°C 10°C
Qui 28°C 11°C
Sex 29°C 10°C
Sáb 32°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio