Sábado, 23 de Outubro de 2021
13°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Comunidade

Livro "130+1 Bento Gonçalves em preto & branco" une a comunidade no amor pela cidade

Obra do jornalista Fabiano Mazzotti conseguiu envolver professores, alunos, pais, patrocinadores e comunidade com o tema do projeto.

12/10/2021 às 10h45 Atualizada em 12/10/2021 às 10h57
Por: Redação Fonte: Exata Comunicação
Compartilhe:
Jornalista Fabiano Mazzotti realizou uma de suas principais obras unindo a comunidade em uma homenagem ao aniversário de Bento Gonçalves - Fotos: Hélio Alexandre Fotografia
Jornalista Fabiano Mazzotti realizou uma de suas principais obras unindo a comunidade em uma homenagem ao aniversário de Bento Gonçalves - Fotos: Hélio Alexandre Fotografia

Além do exercício intelectual proporcionado a milhares de estudantes com o livro "130+1 - Bento Gonçalves em preto & branco", lançado neste mês de outubro, a publicação evidenciou outras contribuições que ganham ainda maior relevância agora, à luz de sua conclusão. Ao envolver 34 escolas de Bento Gonçalves para homenagear os 130 anos de emancipação política do município, o autor do livro, Fabiano Mazzotti, exalta valores como envolvimento comunitário e enaltecimento da história do município. Lançando a eles o desafio de atribuir significado escrito a uma série de imagens, provoca o aguçar de sua percepção - e apreciação - artística.

Para que o livro ganhasse, de fato, forma concreta em suas páginas, o jornalista e fotógrafo empreendeu um esforço que envolveu organismos basilares da sociedade, como escolas, entidades de classe e empresas. Só entre alunos foram cerca de 3 mil os envolvidos – dos dois anos finais do Ensino Fundamental e do ano inicial do Ensino Médio, além do corpo diretivo dos educandários, pais de alunos e, claro, professores. Foram os próprios docentes, organizados em comitês em cada escola, que escolheram 130 estudantes como os autores da publicação (os alunos precisavam, a partir de fotos da cidade feitas por Mazzotti e distribuídas em 130 turmas, escrever um texto de até 130 caracteres para cada uma delas – processo que mobilizou a rede de ensino no município).

O resultado é muito mais do que um livro com fotos e textos da cidade. É uma demonstração de como a coletividade, que também foi essencial no próprio progresso de Bento Gonçalves, constrói novos amanhãs. "A reação de professores, alunos, pais, patrocinadores e comunidade com esse projeto faz eu ter diferentes certezas: nobre é reconhecer méritos em seu semelhante; individualismo não contribui para a evolução de uma sociedade e, com um pouco de muitos, é possível construir escadas e derrubar preconceitos", avaliou Mazzotti. Os muitos referidos pelo autor foram os 131 patrocinadores que visualizaram no projeto mais uma oportunidade nascida com o viés de proporcionar desenvolvimento social, intelectual e comunitário. Foram eles que ajudaram o projeto não apenas a se sustentar como presentear cada um dos alunos-escritores com um leitor digital de livro Kindle.

Para eles, um evento todo especial ocorreu na manhã de 07 de outubro: o livro foi oficialmente apresentado para os envolvidos em sua realização, durante ato de agradecimento que reuniu cerca de 350 pessoas no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Ali ocorreu a entrega dos exemplares e dos dispositivos eletrônicos aos autores, bem como dos impressos aos patrocinadores. "Foi um momento extremamente emocionante, de reconhecimento e gratidão", comenta Mazzotti.

Emocionante também para os 130 alunos. De forma exclusiva, cada um deles recebeu o exemplar com o seu nome como autor da obra. "Não era justo entregar um livro a cada estudante com o meu nome, então achei melhor valorizar o nome de cada um porque, assim, as famílias poderiam ter um livro com o nome do filho deles em cima da mesa da sala", disse Mazzotti, durante o lançamento do livro, na manhã do dia 10 de outubro. Para o jornalista, o projeto também traz ensinamentos aos jovens escritores. "Eu falei no Parque de Eventos que os alunos haviam ocupado um espaço no livro, até de uma maneira lúdica, e que aquilo queria dizer que servia para eles verem que a vida não é ideal, mas é real. Dentro de algum tempo, eles vão estar disputando um espaço fora dos muros da escola, então é importante que eles não se contentem em ver a vida acontecer, mas que a façam acontecer", recomendou.

 

Olhar de futuro

Originalmente, o livro "130+1 - Bento Gonçalves em preto & branco" estava previsto para ser lançado em 2020, quando, de fato, a cidade comemorou seu 130º aniversário de emancipação. Mas a pandemia, naquele momento, acabou inviabilizando o projeto. Por isso, a adição do "+1" ao título. "O novo nome significou que a proposta chegaria um ano depois", relembra Mazzotti. E, também, que agregaria ao projeto um desafio. "O '+1' simboliza a busca por mais um autor – ou seja, a visão de futuro e o convite para o engajamento comunitário que acompanham o resgate histórico homenageado pela obra", destacou.

Essa surpresa foi revelada ao púbico no grandioso lançamento da obra durante a Feira do Livro de Bento Gonçalves, no último domingo – um dia antes da data oficial de aniversário do município e comemoração dos 131 anos de emancipação política. No centro da cidade, houve sessão de autógrafos coletiva, mobilizando os 130 autores. "Às vésperas dessa importante data, da grandeza dos 130 anos mais um que representa o 131º aniversário, queremos entregar a Bento Gonçalves este livro como um presente escrito por 130 mãos mais uma", comentou o autor.

 

Estudantes das escolas de Bento Gonçalves tiveram sessão de autógrafos coletiva na Feira do Livro

 

 

Obra aberta, para quem quiser ser o 131º autor

O livro "130+1 - Bento Gonçalves em preto &branco" convida, agora, a comunidade a participar de seu processo criativo, ocupando o posto de '131º' autor. A última foto do livro foi propositalmente deixada sem descrição e fica à espera de um texto de até 130 caracteres para acompanha-la. Quem quiser participar deve compartilhar sua produção textual, ou seja, um texto para aquela foto, nas redes sociais com a hashtag 130mais1 (#130mais1). Às vésperas de Natal, a hashtag será filtrada e o redator do melhor texto será eleito, simbolicamente, o 131º autor do livro, recebendo também um Kindle das mãos do prefeito Diogo Siqueira. "É uma forma e tanto para o município reverenciar a data que proporcionou à cidade, a partir de seu espírito coletivo, ser o que ela é hoje. Mais do que um aniversário, festejamos o princípio de que a união faz a força! Estou '+' feliz!", disse Mazzotti.

 

"130+1 - Bento Gonçalves em preto &branco", Dados técnicos do livro

Formato: 24cm x 27cm

Páginas: 296

Capa: dura

Miolo: couchê 150

Peso: 1.900 gr.

Idiomas: português, inglês, espanhol e italiano

Preço: R$ 130, à venda nas livrarias Aquarela, Dom Quixote, APP e Paparazzi e pelo site https://loja.fabifoto.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 04h40 - Fonte: ClimaTempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

Dom 22°C 10°C
Seg 25°C 9°C
Ter 28°C 11°C
Qua 30°C 13°C
Qui 27°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio