Sábado, 27 de Novembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Comer e Beber Bebidas

Concurso do Espumante Brasileiro inicia nesta quarta-feira, 13, em Garibaldi

12ª edição do evento tem novo recorde confirmando a inscrição de 425 amostras de 93 vinícolas de seis estados (Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.

10/10/2021 às 19h12
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Foto: Jeferson Soldi
Foto: Jeferson Soldi

A partir desta quarta-feira, 13, começam a ser escolhidos os melhores espumantes do Brasil. A Capital Nacional do Espumante, Garibaldi, será a sede da 12ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro. O evento acontece até a sexta-feira, 15, nas dependências do Hotel Dall'Onder Ski. A realização é da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Desde 2001, quando foi realizada a primeira edição do Concurso do Espumante Brasileiro, o número de amostras inscritas não parou de crescer, assim como as vinícolas. Num aumento contínuo, o evento acaba de bater novo recorde confirmando a inscrição de 425 amostras de 93 vinícolas de seis estados (Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.

O incremento no número de espumantes foi de 13%, mostrando a representatividade e a aposta do setor vitivinícola brasileiro no produto. Com expectativa superada, agora a ABE intensifica os trabalhos para a degustação, que seguirá normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). As sessões serão realizadas às cegas no Centro de Eventos do Hotel Dall’Onder SKI com a participação de mais de 45 técnicos, entre eles enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, divididos em seis júris.

Para o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, depois de ter superado os números de 2019, agora a expectativa se volta para a qualidade dos espumantes. “A evolução do espumante brasileiro vem surpreendendo os jurados a cada edição. Esperamos que este ano esta constatação se repita ao final do evento”, destaca. Na edição passada, 125 espumantes foram premiados com notas superiores a 88 pontos. Destes, 14 conquistaram Grande Medalha de Ouro superando os 92 pontos. “O Concurso do Espumante Brasileiro é uma janela para o mundo, expõe nossos melhores espumantes tanto no mercado interno, quanto externo, sendo referência de pesquisa para quem busca apreciar rótulos diferenciados”, complementa o presidente.

O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Garibaldi - RS
Garibaldi - RS
Sobre o município A cidade de Garibaldi conta com mais de 35 mil habitantes atualmente. O município é conhecido como a capital nacional do champanha (espumante). Com 120 anos de história, Garibaldi guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na região denominada Encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 23h42 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 25°

Dom 28°C 15°C
Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 13°C
Qua 30°C 12°C
Qui 29°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio