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Conheça o seu consumidor do futuro

Entender esses novos hábitos de compra pode ser a diferença entre o crescimento e a estagnação.

03/10/2021 às 18h58
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: wgsn.com
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Antes de apresentarmos os principais grupos de consumidores de 2022, é preciso entender os elementos que estão remodelando o dia a dia dessas pessoas. Quais são os desafios e as oportunidades, e como as empresas podem criar produtos e serviços que atenderão a essas necessidades diversas?

Quatro sentimentos-chave do consumidor

Medo

Embora as manifestações de medo sejam diferentes de geração para geração, há questões em comum que impactam todas as faixas etárias as incertezas ambientais e financeiras são as mais importantes. Uma conferida rápida nas notícias do dia a dia (desafios políticos, crise climática, incertezas econômicas e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19) deixa claro porque a sensação de medo está crescendo em nível global. O medo não é só um unificador global, ele já se tornou um unificador demográfico também.

Ecoansiedade

A ecoansiedade uma preocupação crônica com as consequências geradas pelo aquecimento global está em alta e não afeta apenas o mundo ocidental. A ecoansiedade tem feito com que os pais se preocupem com o mundo que os filhos irão herdar, e isso está mudando os comportamentos de forma global.

Incerteza econômica

A volatilidade financeira vem afetando o mundo desde a crise econômica global de 2008. Apesar de alguns países registrarem crescimento, em 2019, o medo relacionado a questões financeiras aumentou. Essa incerteza vem sendo abastecida pelos índices significativos de insegurança econômica e desemprego, impulsionados pela pandemia do coronavírus.

Dessincronização social

Em tempos de incerteza, as pessoas anseiam por estabilidade e rotina, embora pareça que o inverso esteja ocorrendo. Os mesmos avanços tecnológicos que garantem à sociedade níveis recorde de comodidade (entrega de comida 24 horas e de pedidos on-line no mesmo dia) e de produtividade (equipes de trabalho integradas mundialmente e escritórios exíveis) vêm criando uma sociedade dessincronizada.

Dessincronização social é quando as pessoas continuam a fazer as mesmas coisas, mas não na mesma hora em que as outras.

Resiliência equitativa

No clima atual de incerteza e aceleração, não surpreende que a resiliência a capacidade de resistir, absorver, se recuperar e se adaptar à adversidade ou à mudança esteja rapidamente se transformando em uma prioridade emocional. Ela é tão importante que o tema da Organização Mundial da Saúde OMS) para a sua política de 2020 é o ‘fortalecimento da resiliência’.

Otimismo radical

Parece que, em 2020, tivemos mais motivos para chorar do que para celebrar. O noticiário insiste em trazer histórias desanimadoras. As redes sociais se tornaram antissociais. Às, parece que o mundo abandonou a esperança. Mas há ocorrendo, e em 2022, o otimismo radical deixará a negatividade para trás, trazendo uma sensação imensa de alegria e prazer. Além de rebelde, em tempos de incerteza, o otimismo é uma opção corajosa. Mesmo com a volatilidade social, política e econômica dos dias atuais, as coisas estão melhorando. Progressos estão sendo feitos. Ainda há espaço para o bem no mundo. A situação está melhor mesmo.

Conheça o seu 2022 consumidor do futuro

Estabilizadores

Sobrecarregados, ainda que conscientes das pressões que enfrentam e de como combatê-las, os estabilizadores querem a tranquilidade de não ter opções em excesso. Eles desejam produtos que os façam se sentir bem, e esperam o mesmo das experiências oferecidas.

Comunitários

Este grupo pode estar saindo do alcance logístico da sua marca, mas isso não significa que eles não queiram os produtos e os serviços pelos quais se interessavam antes. Acostumados a um estilo de vida mais agitado, eles querem se manter ativos e relevantes nos lugares onde vivem e para onde estão se mudando, investindo na própria comunidade.

Novos otimistas

Os novos otimistas não são um grupo homogêneo, seja em termos de idade ou aparência. Esse grupo aventureiro não tem nenhum problema em defender as próprias crenças, mas faz isso de forma positiva, sem negatividade. Quando se trata de consumo, eles querem compartilhar e celebrar com seus pares otimistas. A inclusão e a conectividade estão no topo da sua lista de prioridades.

Seis estratégias vencedoras

A simplicidade importa

Os consumidores estão exaustos. Simplifique o processo de compra, tanto nas lojas quanto on-line, e as vendas devem fluir.

2. Comércio em livestream

O comércio conversacional chegou para ficar. Empresas inovadoras já estão investindo na criação de eventos de compra transmitidos ao vivo para promover as vendas e estimular o retorno sobre o investimento em plataformas sociais.

3. A evolução dos serviços sob demanda

Os varejistas que disponibilizarem plataformas que permitam compras e entregas coletivas atrairão o público, assim como as marcas focadas nas entregas hiperlocais.

4. Comunicações unificadas

Com a ascensão do comércio unificado, aposte na segmentação psicográfica para garantir que as sua comunicação seja prática e consistente.

5. Uso de plataformas de RA/RV em nome da conveniência

Cada vez mais consumidores estão usando recursos de realidade aumentada para testar produtos. Quando se trata desse tipo de tecnologia, pense em menos marketing e mais conveniência.

6. O poder (e a renda) do coletivo

Há um interesse renovado por fazer compras coletivas, tanto em lojas de rua como on-line. Promova o engajamento em âmbito regional e ofereça descontos para determinar qual o melhor retorno sobre o investimento.

Analisar com cuidado esse novo cenário ajudará você a entender como os líderes empresariais buscam inovar para se manterem relevantes, mesmo que o mercado pareça cada vez mais volátil.

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