Segunda, 06 de Dezembro de 2021
23°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Literatura

Feira do Livro de Bento Gonçalves apresenta a arte da 36ª edição

Trabalho é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e alunos do Bacharelado em Design da UCS. Evento ocorre de 6 a 17 de outubro

28/09/2021 às 09h33
Por: Redação
Compartilhe:
(Divulgação prefeitura)
(Divulgação prefeitura)

A contagem regressiva para a 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves já começou. Nesta terça-feira, dia 28, a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Pública Castro Alves revelaram a arte de divulgação do maior evento literário do município, que ocorre de 6 a 17 de outubro, na Via del Vino.

Dinâmico, colorido, multifacetado e atento ao slogan “Novos tempos, novas leituras”, o trabalho foi desenvolvido pelos alunos de Bacharelado em Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Renan Malescyk, Thais Alessi e Gabrielli Batisti, sob a orientação da professora orientadora Aline Fagundes. Eles  tiveram como ponto de partida a relevância dos tempos atuais (cenário de pandemia) e redes sociais, em meio aos novos espaços de leitura proporcionados pela internet. 

Nesta perspectiva, beberam na fonte da arte urbana, mais precisamente na técnica do "lambe-lambe", na qual o cenário das ruas e pessoas reproduz a ideia de como a leitura ocorre, além de trazer, esteticamente, a profusão de cores, a alegria, a relação entre o livro, a leitura e o leitor. O resultado é composto por 20 peças gráficas e virtuais que representam as diversas formas de leituras em cenários diferentes para compor a identidade visual da Feira e reforçar os objetivos do evento, retratando moradores de Bento Gonçalves em diversos momentos de leitura, interagindo com audiobooks, leitores digitais e o livro impresso. 

A bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, ressalta que a identidade visual da 36ª Feira do Livro traz um diálogo com as situações, fatos ou momentos que as sociedades passam. "E esse período de pandemia trouxe uma vida cinza, onde diversas pessoas passaram ou estão passando pelas sequelas da pandemia. Com a arte, queremos passar uma mensagem mais alegre e policromática, tendo sempre o livro e a leitura a base para uma amanhã melhor”, afirma. 

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destaca a pluralidade da identidade visual. “A arte do nosso maior evento literário nos traz um universo sintonizado com a vida e a relação do livro com a humanidade. Hoje, temos novas configurações determinadas pela pandemia e por novas existências que reivindicam seu direito de voz, de espaço. E o livro é um dispositivo mediador que sempre acompanha essas transformações. Estamos muito felizes em compartilhar com a comunidade a identidade visual que enche nosso olhos, coração e alma de vida e livros”, aponta.

A 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura pelas secretarias de Cultura e de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sesc e 16ª CRE. Conta com o apoio do Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, Hotel Vinocap, Clube Aliança e Via Sul Serviço de Internet. Tem o patrocínio de Corsan, Multimóveis, Politorno Móveis e Secretaria Especial da Cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 17h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

Ter 27°C 14°C
Qua 28°C 10°C
Qui 28°C 11°C
Sex 29°C 10°C
Sáb 32°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio