Quarta, 27 de Outubro de 2021
12°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Esporte Série D

Conheça a Ferroviária-SP, adversária do Esportivo nas oitavas de final da Série D

Equipe comandada por Elano tem a melhor campanha entre os classificados nesta fase e sofreu somente uma derrota na competição nacional.

23/09/2021 às 12h03
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Após eliminar o Santo André na segunda fase, o Esportivo terá mais adversário paulista pela Série D do Campeonato Brasileiro. O alviazul vai encarar a equipe da Ferroviária, de Araraquara-SP, que detém a melhor campanha entre os 16 clubes classificados às oitavas de final da competição, sofrendo somente uma única derrota até então na competição nacional.

A Associação Ferroviária de Esportes tem 71 anos de fundação e se localiza na cidade de Araraquara-SP, situada no interior de São Paulo com aproximadamente 230 mil habitantes. Conhecido como Locomotiva, o clube, que atua na Arena Fonte Luminosa, com capacidade para cerca de 20 mil torcedores, é a principais bandeira da cidade, com destaque também para o futebol feminino, cuja equipe é bicampeã da Libertadores. 

Dentre os seus principais títulos, a equipe foi três vezes campeã do interior, três vezes campeão da Série A2 paulista e tem dois títulos na Copa Paulista. É o segundo ano consecutivo que a Ferroviária disputa a Série D e a primeira vez que o time chega até a fase de oitavas de final.

Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA 

Temporada 2021

No Campeonato Paulista, a Ferroviária fez um alto investimento e protagonizou uma de suas melhores campanhas na história, alcançando a fase de quartas de final e sendo eliminada somente pelo campeão São Paulo. No início da campanha no estadual, o clube foi comandado pelo técnico Pintado, que saiu e deu lugar ao atual técnico da equipe, Elano, ex-atleta que já atuou na Seleção Brasileira.

Conforme o repórter da Rádio Cultura de Araraquara Marcos Chiocchini, a chegada de Elano fez o time evoluir dentro de campo no Paulistão. “O time do paulistano montou um grande time, até mesmo pela base salarial da Ferroviária. Foi uma das melhores campanhas que o time fez no estadual. O Elano chegou com a saída do Pintado e já era programado para o Elano vir no final do Paulistão para assumir o time da série D, mas assumiu na 7ª rodada ainda na primeira fase. Ele continuou fazendo um belo trabalho e, por sinal, quando chegou, a campanha do time melhorou ainda mais no Paulistão”, analisa.

Na Série D, o grupo de atletas foi significativamente modificado, mas o investimento permaneceu alto, contando com uma das maiores folhas salariais da competição nacional. Nos 16 confrontos disputados até então, a Ferroviária sofreu uma única derrota, e levou somente cinco gols. A equipe paulista tem a melhor campanha entre os times classificados às oitavas de final. 

Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA 

No campeonato nacional foram 11 vitórias, quatro empates e uma derrota, com 25 gols anotados e apenas 5 sofridos. Na primeira fase, o time paulista foi líder isolado do grupo A6 com 33 pontos, com nove pontos a mais em relação ao vice Boa Esporte. 

Na segunda fase, a Ferroviária eliminou o Brasiliense-DF. No jogo de ida, as equipes ficaram no empate em 0 a 0. Em Araraquara-SP, a Locomotiva derrotou a equipe da capital brasileira por 1 a 0, com gol polêmico. A arbitragem marcou falta de forma assertiva em um lance muito próximo da área, mas o bandeirinha assinalou pênalti, modificando a decisão do juiz. O jogo ficou paralisado por 20 minutos com muita confusão dentro das quatro linhas. Por conta do erro de arbitragem, o Brasiliense entrou com pedido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva para anular o confronto. 

Números comparativos das campanhas na Série D:

Maria Fumaça x Locomotiva 

Vitórias: 5 (31,2%) – 11 (68,7%)

Empates: 6 (37,5%) – 4 (25%)

Derrotas: 5 (31,2%) – 1 (6,2%)

Gols pró: 16 (1)  – 25 (1.5)

Gols contra: 14 (0.8) – 5 (0.3)

Pontos: 21 (43,7%) – 37 (77,0%)

Os destaques da equipe

De acordo com o repórter da Rádio Cultura, a equipe tem como principais destaques o goleiro, o zagueiro, os dois laterais e um meia que vem dando dor de cabeça aos adversários. “Os principais destaques da equipe são o goleiro Saulo, o zagueiro Bruno Leonardo, que jogou praticamente todos os jogos, o lateral direito Bernardo, que é a principal válvula de escape da Ferroviária. Os dois laterais são muito bons. O meia Lucas Hipólito também vem fazendo boas atuações”, pondera. 

Saulo é um dos goleiros menos vazados da Série D / Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA 

O treinador

O ex-atleta Elano, de 40 anos, teve uma vasta trajetória como jogador, defendendo grandes equipes como Manchester City, Galatasaray, Grêmio, Flamengo e Santos. Além disso, conta com passagens pela Seleção Brasileira, com a qual foi campeão da Copa das Confederações em 2009. Como treinador, antes de comandar a Ferroviária, Elano passou pelo Inter de Limeira e pelo Figueirense, ambos em 2020. 

Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA 

Para Marcos, Elano é um dos protagonistas da campanha da Ferroviária na Série D. “O Elano é a peça principal disso tudo. Desde que ele chegou o time evoluiu. Ele agregou muito ao time, puxou muito a molecada, teve coragem, subiu muitos garotos que foram destaque na base, exemplo é o Júlio Vitor, que é o artilheiro do time com cinco gols, que é do sub-20, assim como o atacante Luan e o Yan Lucas, que é titular e tem apenas dezoito anos. O Elano é a principal peça do sucesso desse time”, avalia o repórter. 

Datas dos confrontos das oitavas de final

O Esportivo recebe a Ferroviária-SP pelo jogo de ida neste sábado (25), às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, sem a presença de público. O confronto de volta está previsto para o dia 3 de outubro, às 16h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, com transmissão da TV Brasil. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 07h02 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio