Sábado, 23 de Outubro de 2021
13°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Região Boa Notícia

Casa histórica da Família Cercato será restaurada em Garibaldi

A obra terá duração de seis meses e possibilitará a preservação da arquitetura de um período importante da história da colonização italiana na região.

21/09/2021 às 14h09 Atualizada em 21/09/2021 às 14h21
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Casa histórica da Família Cercato será restaurada em Garibaldi

Nesta terça-feira, 21, teve início o restauro da Casa de Pedra - Família Cercato, localizada no Bairro Borghetto, em Garibaldi. A obra terá duração de seis meses e possibilitará a preservação da arquitetura de um período importante da história da colonização italiana na região. Patrimônio histórico tombado pelo município, a casa está inserida na rota turística Estrada do Sabor.

O projeto de restauro da “Casa Cercato”prevê a  restauração da edificação em alvenaria de pedras localizada no Bairro Borghetto em Garibaldi, transformando-a em um centro cultural e de enogastronomia. O projeto “Casa Cercato” conta com o incentivo fiscal da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do RS/LIC RS no item “patrimônio histórico”. Essa condição significa que o patrocinador terá somente 5% de custo do valor aportado ao projeto. O valor total do projeto: 652.068,63.

Com uma arquitetura que remete aos primórdios da imigração italiana na região, é uma das únicas da cidade a exibir a primitiva técnica da alvenaria de pedra lascada e irregular. Após o restauro, a família pretende  sediar um memorial e uma osteria por lá.

Os escritórios Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura assinam os projetos da restauração. A obra tem financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o patrocínio das empresas Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes. Vale lembrar que a captação de recursos ainda está em andamento: interessados em contribuir podem entrar em contato por meio dos telefones (51) 3279-5424 e (51) 9 9880-9129.

Após o restauro, a família Cercato pretende  sediar um memorial e uma osteria por lá.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Garibaldi - RS
Garibaldi - RS
Sobre o município A cidade de Garibaldi conta com mais de 35 mil habitantes atualmente. O município é conhecido como a capital nacional do champanha (espumante). Com 120 anos de história, Garibaldi guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na região denominada Encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 05h00 - Fonte: ClimaTempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

Dom 22°C 10°C
Seg 25°C 9°C
Ter 28°C 11°C
Qua 30°C 13°C
Qui 27°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio