Terça, 21 de Setembro de 2021
54 98128.5277
Cultura Arte

Cia A Trupe Dosquatro estreia o seu mais novo espetáculo em Bento Gonçalves

“Isso” é o primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo de dança-teatro após a paralisação das atividades culturais por conta da pandemia, e será apresentado entre os dias 27 a 29 de agosto, na Funddaparque.

27/08/2021 12h20 Atualizada há 4 semanas
281
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Adilson Melo
Foto: Adilson Melo

Após um longo período de paralisação das atividades culturais devido à pandemia do coronavírus, a Cia A Trupe Dosquatro volta à ativa para apresentar ao público o seu mais novo espetáculo: “ISSO – ou qualquer outra súbita palavra (coisa) poética que possa ser usada para dar nome a isso”. A apresentação do novo trabalho do grupo de dança-teatro, que completou 16 anos de trajetória em 2021, ocorre nos dias 27, 28 e 29 de agosto, às 20h, no Pavilhão A da Fundaparque, em Bento Gonçalves. 

O novo trabalho do grupo começou a ser desenvolvido ainda antes do início da pandemia, e foi paralisado por conta do cenário pandêmico no Brasil. O espetáculo vai tratar do bem querer, cujo tema, segundo um dos integrantes da Trupe Dosquatro, Edson Possamai, se tornou ainda mais importante e presente na vida de todo mundo com o advento da pandemia. 

“Nesse processo de pesquisa individual e coletiva do grupo dos intérpretes da companhia, entendeu-se que fica difícil a gente conseguir descrever especificamente o que é o bem querer ou o que se torna um bem querer. Como é difícil nominar especificamente o que é, porque é, entendemos que muitas respostas era ‘isso’. E esse ‘isso’ é muitas coisas: vai passar pelo processo de coisificação, um objeto ou alguma coisa que remete a algo que nos lembra algo e que nos dá algum tipo de memória no sentido de entender o que é que a gente gosta. que que a gente não gosta ou o que a gente bem quer”, explica. 

Conforme Edson, o projeto começou a ser desenvolvido em 2020, com o objetivo que o espetáculo fosse estreado em uma viagem para a Europa, onde apresentariam o trabalho em diversos países, sobretudo com o desejo de comemorar os 15 anos da companhia. Por conta da pandemia, o tour de apresentação pelo velho continente foi impossibilitado e, após completar 16 anos, a Trupe Dosquatro faz a estreia do seu mais novo espetáculo justamente onde tudo começou: na Capital Brasileira do Vinho. 

O espetáculo conta com seus interpretes e vai marcar o retorno das atividades artísticas presenciais na cidade. “É um de certa forma é uma retomada do processo presencial, e isso nos deixa muito felizes. A Trupe tem uma característica de troca muito importante nos seus espetáculos com o público. Espetáculos se constroem com o público. Comemoramos muito por poder continuar bem, com saúde, vivos e com a companhia viva nesse período que foi tão cruel para o meio artístico”, salienta Edson. 

Como é de tradição da Cia Trupe Dosquatro, a pesquisa contínua para oferecer ao público situações do cenário atual vão permear no mais novo espetáculo. “Vamos falar da ausência de presença, de ciclo, de repetição. A gente, no geral, não fala do novo, a gente sempre fala de novo. A reinvenção talvez esteja na questão de falarmos do cotidiano, das coisas talvez mais banais do nosso dia-a-dia, da sociedade e das pessoas. Tentamos enxergar essas situações, esses sentimentos, esse dia-a-dia por outro lado, movendo-o da banalização, experimentando novas formas, ampliando a pesquisa, ultrapassando e criando novos limites”, pondera. 

O ingresso para acompanhar a estreia do espetáculo fica a cargo de cada pessoa, a qual ela mesma decide o valor que deseja pagar ao fim da apresentação. A classificação da peça é de 14 anos. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 23h40 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 18°

12° Sensação
11.7 km/h Vento
90% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva