Domingo, 25 de Julho de 2021
54 98128.5277
Viver Bem Saúde

Perda auditiva pode ser prevenida

Mais de 900 milhões de pessoas poderão desenvolver surdez até 2050, segundo a OMS

15/07/2021 09h41
204
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Divulgação
Divulgação

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns nos dias atuais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados em 2020, mostram que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda. Entre essas pessoas, 2,7 milhões não ouvem nada.

A surdez pode ser parcial ou total e ainda ser desenvolvida ao longo dos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou informações de que 900 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver surdez até 2050.

A otorrinolaringologista credenciada da Paraná Clínicas, Karin Seidel (CRM PR- 31875/RQE-22185), alerta que alguns fatores comportamentais podem levar à surdez. “Uso demasiado de fone de ouvido com volume alto do som, utilização de hastes flexíveis ou outros objetos dentro do ouvido que podem provocar lesões e infecções, além de utilização de medicamentos tóxicos para os ouvidos, podem causar a perda auditiva parcial ou até mesmo levar a surdez”, destaca a profissional.

Traumas acústicos como explosão, tiros, shows musicais; exposição prolongada a ruídos sem a proteção auricular; e barotrauma, que são as mudanças brusca da pressão atmosférica: tanto em mergulhos, quando em voos de avião, por exemplo, são fatores ambientais que também pode comprometer a audição.

De acordo com a médica, existem outros fatores que podem levar a surdez e ainda existem aqueles que podem ser hereditários. “Doenças como Meningite, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Metabólicas podem causar surdez. Há também os casos de hereditariedade, em que a investigação do histórico familiar é primordial assim como o acompanhamento com um otorrinolaringologista”, enfatizou.

Karin Seidel ainda dá algumas dicas de como é possível evitar a surdez.

- Evitar exposição a som de alta intensidade.

- Uso de EPI (equipamento de proteção individual) de forma correta.

- Não usar nenhum objeto dentro dos condutos auditivos.

- Em caso de alteração da audição, procurar imediatamente um otorrinolaringologista pois existem algumas alterações que podem ser revertidas ou mesmo paralisadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 21h11 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

19° Sensação
19.2 km/h Vento
40.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Chuvoso
Anúncio