Quinta, 29 de Julho de 2021
54 98128.5277
Bairros Desenvolvimento

Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo sugere a desapropriação da área

Com chancela legislativa e parecer jurídico positivo, parlamentares entregam Indicação à prefeitura de Bento Gonçalves nesta terça-feira, dia 13

13/07/2021 08h24
450
Por: Redação
(Divulgação)
(Divulgação)

Depois de avaliarem as orientações técnicas recebidas do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), através da Coordenação Jurídica da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, os membros da Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo decidiram encaminhar à prefeitura a sugestão de desapropriação da área. A Indicação será entregue nesta terça-feira, dia 13, pelo grupo que ao longo dos últimos meses debateu a situação do espaço localizado entre os bairros Progresso e Maria Goretti – e que há décadas sofre com a poluição e o descaso.

Além da revitalização do local e a despoluição das margens e do lago, também é cogitada a possibilidade de instalação de um futuro parque de lazer. Para a Frente, são estes argumentos de interesse público que fundamentam a decisão.

O problema do Lago Fasolo – principalmente no que se refere à poluição causada pelo esgoto residencial das moradias do entorno – se arrasta por décadas e, mesmo após uma intervenção pela prefeitura realizada em 2008, não foi resolvido. Na época, canos, caixas coletoras e bombas foram instalados, mas nunca funcionaram como deveriam e hoje estão destruídos.

De lá para cá, o que não parou, além do derrame de efluentes no local, foi a cobrança de famílias do entorno, o mau cheiro e a constante mortandade de peixes. Em janeiro, depois da remoção de mais de 150 quilos de animais mortos, o NB Notícias conversou com um dos moradores mais antigos daquele trecho, seu Antônio Francisco de Paula Filho, um verdadeiro guardião do lago que dedicou grande parte de sua vida a tentar manter o lugar limpo, de forma praticamente solitária.

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo é formada pelos vereadores Agostinho Petroli (MDB), como presidente, José Antônio Gava (PDT), como relator, e  tem como membros Eduardo Pompermayer (DEM), Thiago Israel Fabris (PP), Edson Biasi (PP)  e Rafael Luiz Fantin (PSD).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 02h00 - Fonte: Climatempo
-1°
Neve

Mín. -2° Máx. 10°

° Sensação
13.2 km/h Vento
97.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -2° Máx. 14°

Geada
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Geada
Anúncio