Segunda, 20 de Setembro de 2021
18°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Casa e Decoração Dica

Como tirar mancha de caneta da roupa

Riscou sua peça preferida? Sempre tem uma alternativa veja essa dica

24/06/2021 às 17h05
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Felizmente coisas como tirar tinta de caneta da roupa, do sofá e da parede são possíveis! Com alguns truques simples, você consegue tirar mancha de caneta da sua camisa por exemplo. Quer saber como?

Como tirar tinta de caneta da roupa?

Manchas de caneta na roupa também são bem comuns. Até adultos conseguem se sujar assim de vez em quando. E embora pareça uma missão difícil, dá sim para testar algumas técnicas para tirar mancha de caneta do tecido. Confira algumas delas:

Vinagre de álcool

Para tirar mancha de caneta com esse produto, primeiro remova o excesso de tinta com um pano úmido, tomando cuidado para não espalhar a mancha e piorar a situação. Depois, pegue um pano que possa manchar e o coloque embaixo da parte do tecido que está rabiscada. Esfregue a tinta com um pano embebido em vinagre de álcool. Em seguida, lave a peça como de costume.

Leite morno

Sabia que o leite pode ajudar na limpeza? Para você que quer saber como tirar mancha de caneta da roupa, saiba que é possível remover tinta de caneta com leite! Basta deixar a roupa de molho em um balde com leite morno por 5 a 6 horas ou até que a mancha saia. Se o leite for absorvendo a cor da tinta, troque-o. Depois lave a peça como de costume.

Álcool ou acetona

Para tirar mancha de caneta com esses produtos, também retire o excesso de tinta com um pano úmido antes, tomando bastante cuidado para não espalhar a marca. Depois, pegue um paninho que possa manchar e o coloque embaixo da área de tecido que está rabiscada. Esfregue a tinta com um pano embebido em álcool ou removedor de esmalte (a famosa acetona). Em seguida, lave a roupa normalmente.

Mas atenção: no caso específico da acetona, é importante fazer um teste para verificar se a peça aguenta a aplicação do produto, sem descolorir ou manchar. Para isso, escolha um parte da peça que fique mais escondida — como uma costura de acabamento interno — e aplique um pouco da acetona. 

Suco de limão

Assim como o leite e o vinagre, o suco de limão é um poderoso agente de limpeza para quem não sabe como tirar mancha de caneta da roupa. Para tirar risco de caneta do tecido, pegue um pedaço de algodão, embeba-o no suco de limão e aplique diretamente na mancha, com batidinhas leves, tomando cuidado para não espalhar o borrão. Repita o processo até que os rabiscos tenham sumido. Depois lave a roupa normalmente.

Produtos tira manchas

Existem no mercado diversos removedores de mancha para tecidos que ajudam em tarefas como tirar tinta de caneta da roupa, como o OMO Tira Manchas Extra Poder, que além de higienizar, tira mancha de roupas coloridas ou brancas de forma simples e eficiente. Lembre-se sempre de ler atentamente as instruções da embalagem para seguir o procedimento sugerido pelo fabricante. A grande vantagem desses recursos é que, por serem pensados justamente para essa finalidade, removem as manchas com mais facilidade ao mesmo tempo em que preservam a qualidade dos tecidos.

Se você conhece mais alguma alternativa compartilhe! Sempre é bom saber mais .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários