Domingo, 25 de Julho de 2021
54 98128.5277
Segurança Números da segurança

Bento tem redução em grande parte dos índices de criminalidade

Apesar da diminuição nos indicadores, homicídios tiveram aumento de 12% em relação ao período de janeiro a junho de 2020.

17/06/2021 12h56
293
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

A maioria dos indicadores de criminalidade tiveram redução nos primeiros cinco meses de 2021. No entanto, alguns índices ainda preocupam os órgãos de segurança. Conforme números do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), que completa 15 anos de atuação, houve diminuição nos roubos de veículo, à pedestre, à residência e ao comércio, mas registrou um aumento nos homicídios dolosos, furto arrombamento em comércio e furtos de veículo. 

Os números foram apresentados pelo 3º BPAT, em cerimônia que comemorou os 15 anos do batalhão, que abrange 25 municípios, e que apresentou à comunidade o novo subcomandante, major Mauri José Bergamo. 

Os índices de criminalidade nos primeiros cinco meses de 2021 em Bento Gonçalves

Em relação ao mesmo período de janeiro a maio de 2020, os índices de criminalidade de Bento Gonçalves tiveram, em sua grande maioria, diminuição nos números. Os roubos à veículos tiveram uma redução de 64,29%, com apenas cinco casos registrados neste ano. Também houve diminuição drástica nos roubos à comércio, com queda de 30,77%, e nos roubos à pedestre, com redução de 18,75%. Os roubos à residência tiveram decréscimo de 57,14%. 

No entanto, de acordo com o levantamento do 3ºBPAT, houve aumento nos índices de furto arrombamento em comércio, com 80% a mais que 2020, saltando de 15 para 27 registros; de furto de veículos, com 28,57% de aumento – um total de 35 registros em 2021; e de roubo à coletivo, táxis ou aplicativos, com um caso ocorrido neste ano. 

“Os furtos ao comércio são uma problemática que nós temos, pois é vinculado muito ao crime de droga. Apesar das prisões que tivemos em flagrante, de casos inclusive de madrugada, que são flagrados pelas câmeras e que é acionado a viatura e preso o indivíduo, apesar das prisões, não conseguimos baixar esses índices totalmente”, explica o tenente-coronel do 3º BPAT, Luis Fernando Becker.

Em 2020, Bento Gonçalves contou com uma diminuição significativa nos casos de homicídios dolosos consumados. No total, o município teve 25 casos registrados, sendo 15 deles entre janeiro e maio. Neste ano, o número aumentou para 16 no mesmo intervalo de tempo. 

Somando os dois homicídios ocorridos em junho, o município registrou, no total, 18 casos em 2021. “Existe uma pequena elevação de 12% em relação ao ano passado, somados os casos que tivemos no mês de junho. Claro que temos dificuldade em manter o índice do ano passado. Mesmo com a atuação do BPChoque, que está trabalhando no período da noite em Bento Gonçalves, e apesar de todo o trabalho, são índices que não são simples de se conter”, relata o tenente-coronel.

Apreensões e ações do 3º BPAT em 2021

Segundo números levantados pelo batalhão, foram apreendidas neste ano 36 armas de fogo e efetuadas um total de 1.001 prisões entre janeiro e maio de 2021. Além disso, a Brigada Militar abordou e identificou 23.463 pessoas, e fiscalizou 12.629 veículos. 

Dentre as ações de combate ao tráfico de drogas, foram apreendidos neste ano aproximadamente 40 kg de maconha e 19 kg de Crack. A efeito de comparação, em 2020, o 3º BPAT apreendeu cerca de 60 kg de maconha e pouco menos de 4 kg de Crack. 

O tenente-coronel salientou que, apesar do aumento em alguns índices, grande parte dos indicadores de criminalidade foram reduzidos, fato que deve ser comemorado pelo 3º BPAT. “Nunca estamos plenamente satisfeitos, mas dentro de um padrão aceitável apresentamos redução e ficamos bem contentes com o trabalho que vem sendo desempenhado. É um trabalho incansável e realmente não podemos baixar a guarda, pois a criminalidade não tem momento de pausa”, pondera. 

Melhorias no 3º BPAT e a chegada do novo subcomandante

Na apresentação realizada pelo batalhão, também foram demonstradas as melhorias promovidas na sede do 3º BPAT, no bairro Cohab; as parcerias com os municípios e empresas privadas para a aquisição de veículos, equipamentos e efetivo; além do poder de monitoramento do Centro Integrado de Operações, que conta com 92 câmeras de videomonitoramento e 58 câmeras para leitura de placas de veículos espalhados pela cidade. 

“O Estado dá todas as condições para que a Brigada Militar desenvolva a sua atuação. Com certeza a comunidade participando e os Consepro’s têm um papel fundamental, pois fazem o implemento, dão uma condição melhor para o nosso policial desempenhar a sua atividade. A comunidade também ganha, e se torna em uma troca, na qual a comunidade nos ajuda, e tentamos resultar em uma melhoria de serviço para o município”, explica. 

Na ocasião, também foi apresentado de forma oficial o novo subcomandante do batalhão, Mauri José Bergamo, o qual atuava no 3º Regimento de Polícia Montada, de Passo Fundo, e possui 27 anos de carreira na Brigada militar. “É uma honra servir em Bento Gonçalves. Vamos trabalhar da mesma forma em outros locais, corretamente, auxiliando o comando e proativamente. Temos que procurar não deixar o crime acontecer e sempre se antecipar a ele com nosso policiamento ostensivo, que é a nossa missão. Vamos procurar trabalhar junto com a comunidade, na busca de uma prestação melhor de serviço”, declarou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 21h51 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

19° Sensação
18.8 km/h Vento
41.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Chuvoso
Anúncio