Domingo, 25 de Julho de 2021
54 98128.5277
Esporte MMA

De Bento Gonçalves para o mundo: jovem sonha conquistar um espaço no UFC

Kauã Mattoso dos Santos saiu do bairro Eucaliptos para se tornar bicampeão Mundial de Muay Thai. Agora, o jovem lutador almeja alcançar o nível profissional no MMA.

16/06/2021 11h12 Atualizada há 1 mês
4.225
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde os cinco anos de idade, o jovem Kauã Mattoso dos Santos, de 16 anos, tem paixão pela luta. A partir dos oito anos, ele começou a praticar Muay Thai, cuja modalidade o atleta conquistou protagonismo, sendo campeão Mundial, em 2018. Agora, Kauã se mudou no bairro Eucaliptos, em Bento Gonçalves, para Balneário Camboriú em busca de um sonho: alcançar o nível profissional no MMA para disputar o Ultimate Fighting Championship (UFC).

Natural de São Borja, mas bento-gonçalvense de coração, por ter chegado no município com dois anos de idade, Kauã teve o apoio dos pais para adentrar ao mundo das artes marciais. Ao lado do pai, que também é lutador de Muay Thai, o jovem começou a competir e se destacar na modalidade. “Sempre gostei de luta. Gostava de brincar de ‘lutinha’ quando pequeno. A partir dos cinco anos fiz Jiu-Jitsu e, com oito anos de idade comecei a trenar Muay Thai, e cada vez eu me apaixonava mais pelo esporte”, explica. 

A paixão pela luta, que floresceu desde criança, se tornou o principal objetivo de Kauã em sua trajetória. Na equipe da Garra Team, o atleta obteve resultados expressivos, dentre eles o bicampeonato Mundial de Muay Thai, em 2019. 

Em sua primeira oportunidade na principal competição da modalidade, realizada em Bangkok, na Tailândia, Kauã se sagrou bicampeão Mundial com apenas 16 anos. “Foi espetacular. Ser bicampeão mundial foi um sonho realizado, uma sensação sensacional e inexplicável. Nunca imaginei que seria bicampeão mundial com 16 anos”, relata. 

Agora, em meio à pandemia e com dificuldades para manter os treinamentos, Kauã optou por dar mais um passo rumo ao seu objetivo principal: chegar ao UFC. O atleta se mudou para Balneário Camboriú para fazer parte do Centro de Treinamento Integrado para Atletas Profissionais e Amadores Chute Boxe. Após uma bateria de testes, o jovem lutador foi aprovado e está direcionando os seus treinamentos exclusivamente ao MMA. 

“Minha expectativa é treinar cada vez mais, evoluir dia após dia e lutar pelo Brasil inteiro, pelo mundo inteiro até chegar no meu sonho, que é entrar no UFC e ser campeão, ser o melhor do mundo no MMA. Não é fácil para alcançar isso, tenho que treinar e lutar e me dedicar muito”, pondera. 

O apoio incondicional dos pais em busca do sonho

A mudança para a nova academia mudou completamente a vida de Kauã e também de seus pais. Rudinei dos Santos, pai do jovem atleta, estava trabalhando na Prefeitura de Bento Gonçalves e comandava os treinos no núcleo da Garra Team no bairro Eucaliptos. Porém, para auxiliar o seu filho em busca do seu sonho, ele deixou tudo para trás para viver praticamente uma nova vida na cidade catarinense. 

A família procurou uma academia com visibilidade mirando o MMA e o UFC e encontraram a Chute Boxe, deixando a vida em Bento Gonçalves para integrar Kauã na nova equipe. “Falei que faríamos o impossível para ajudar o meu filho nesse sonho. Foi o que decidimos, eu e a mãe dele, que um sonho não tem dinheiro que pague, não tem conforto que pague. Ele gosta muito do MMA, é a paixão verdadeira dele. Sentamos em casa e conversamos o que seria melhor para nós nesse momento. Fácil eu sei que não vai ser, mas depende tudo do nosso esforço”, explica o pai. 

Apesar das dificuldades, sobretudo financeiras, a família decidiu colocar o sonho de seu filho como prioridade. Rudinei, que também treina com seu filho na academia, está trabalhando na nova cidade, e o aluguel da casa em Bento Gonçalves também ajuda a arcar com as despesas da família. 

“Claro que não é fácil, mas a gente tem muita fé e acredita muito no nosso filho, na força dele, na dedicação, nos treinos e acreditamos muito que ele é capaz. Estamos focados nisso, a meta é essa, e vamos trabalhar duro. A vida de um atleta não é fácil. Aqui, além de eu ter que trabalhar, ajudo nos treinos. Abrimos mão de todo o conforto. Alugamos a nossa casa para pagar o aluguel aqui e pra dar um suporte para o nosso filho não se sentir sozinho, porque ele recém completou dezessete anos. Decidimos abrir mão de tudo pra ajudar ele nesse sonho”, comenta Rudinei. 

Com o apoio incondicional dos pais na busca pelo seu sonho, Kauã se sente confortável para focar nos seus treinamentos visando não só conquistar o seu objetivo, como também orgulhá-los em sua trajetória nos ringues. “Não tenho palavras para agradecer os pais que tenho. Tenho muita gratidão por ter eles como meus pais na minha vida”, diz o jovem atleta. 

Além dos pais, Kauã conta com o apoio de pessoas de Bento Gonçalves para manter os seus treinamentos. Além da família, o jovem atleta também teve que sair da sua zona de conforto, uma vez que completaria neste ano 11 anos fazendo parte da academia Garra Team. “O apoio da Garra foi muito importante. Foi minha segunda família. Sou muito grato pela Garra por ter me ajudado, pelo mestre Eduardo Veríssimo, é imensa a minha gratidão que eu tenho pelos meus colegas de treino, pelos meus professores, por todos”, destaca. 

Não é só o apoio dos pais, de sua família e de centenas de pessoas que acompanharam a sua carreira até então que se tornaram combustível para Kauã buscar o seu sonho. A perseverança, a dedicação e a persistência também se moldaram como chaves para o atleta alcançar o mais alto patamar do MMA. 

O jovem bicampeão mundial, cuja trajetória o tornou um espelho para muitas crianças que almejam traçar o mesmo caminho, ressalta que a persistência em busca de um sonho é o principal alicerce para concretizá-lo. “A mensagem que eu passo para eles é nunca desistir do sonho. Sempre persistir, porque nada é impossível nessa vida. É só correr atrás, mesmo que seja difícil, não pare, não baixe a cabeça e continue. Nada é impossível. E eu vou chegar lá. Tem que pensar assim. O negócio é não desistir e continuar treinando e se dedicando até o final”, conclui a jovem promessa. 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 22h51 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

19° Sensação
17.8 km/h Vento
42.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Chuvoso
Anúncio