Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a prefeitura de Bento Gonçalves decidiu vacinar os detentos da Penitenciária Estadual. A vacinação acontece nesta segunda-feira, 31, e em torno de 390 apenados devem ser imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura justifica que a vacinação dos presidiários está prevista no Plano Nacional de Imunização. Está correto que os presos entraram na lista de prioritários, mas será que a população concorda com essa prioridade? É uma situação delicada e muito discutível, onde quem comete um crime terá a chance de se proteger contra a Covid-19 antes mesmo de quem paga seus impostos. Será que o que é certo virou errado? Eu, particularmente, não concordo com essa prioridade. Afinal, para vacinar professores, por exemplo, muitos municípios tiveram que enfrentar a justiça para fazê-lo, enquanto em algumas cidades, como Bento Gonçalves, apenas alguns foram vacinados. Realmente, neste país, muita coisa não é levada a sério.
Cadê a água que estava aqui?
O que está acontecendo com a Corsan em Bento Gonçalves? Ao longo de todo o mês de maio, praticamente todos os bairros da cidade tiveram prelo menos um dia de falta d'água. Em alguns casos, como nesta semana que passou, bairros como Botafogo, Glória, Santa Helena, Santa Marta, Santa Rita, Municipal, Aparecida, Zatt e Vila Nova chegaram a ficar entre 2 a 3 dias praticamente 20 horas sem água. O pior de tudo é que não há problema de falta d'água nos reservatórios. Conversei com o gerente da Corsan, Marciano Dal Pizzol, e ele me informou que tiveram um problema na adutora na quinta e sexta-feira. Os reservatórios recuperaram sua capacidade total somente na noite deste sábado, 29. No Santa Marta e Santa Helena a Corsan está realizando um conserto. Em alguns pontos tem água, mas a pressão está abaixo do normal. Porém, de certo, é que o serviço prestado vem deixando a desejar ao longo dos últimos meses e, em vez de melhorar, está piorando. Haja paciência.
Prefeitura de Bento vendeu terrenos, mas não entregou
A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Finanças, realizou ainda em 2018, Concorrência Pública 12/2018, para a venda de 19 bens imóveis de propriedade do Município. Todos os imóveis disponibilizados seriam entregues livres e desembaraçados de qualquer restrição para os compradores. Pelo menos era o que dizia o leilão à época, mas não foi o que aconteceu. Pelo menos um empresário da área da construção civil ainda está esperando ser considerado oficialmente dono de dois terrenos adquiridos no bairro Botafogo. Ele recebeu "uma dica" de um cargo de confiança da prefeitura na época dizendo que a aquisição era um bom negócio. Garantiu a compra via leilão e fez o pagamento pelo imóvel, uma verdadeira pechincha. Quase três anos depois, resolveu construir no imóvel, porém, descobriu no Cartório de Registro de Imóveis que estaria construindo em área pública, pois os terrenos ainda pertenciam à prefeitura de Bento. Esse é só o começo de uma dor de cabeça, pois a prefeitura vendeu os dois terrenos e não realizou a desafetação dos imóveis, que precisa ser aprovada na Câmara de Vereadores. Após pressão do empresário, a prefeitura encaminhou a desafetação para o Legislativo no dia 30 de abril. Mas aí eu pergunto: e se os vereadores votarem contra essa desafetação? Pobre empresário que acreditou na dica do CC da prefeitura.
Eu acredito no Esportivo no Brasileirão Série D
Apesar do rebaixamento no Gauchão 2021, eu acredito numa boa campanha do Esportivo na Série D. O técnico Rogério Zimmermann parece estar montando um bom elenco, escolhendo a dedo os jogadores do elenco. A diretoria já acertou em optar pela participação na competição. Os torcedores do Alviazul também estão eufóricos com a possibilidade de verem o Tivo novamente disputando um Campeonato Brasileiro. Por isso, acredito que todos nós devemos dar um voto de confiança ao nosso time.
Pra pensar na cama
1 - Com as aglomerações que ocorrem nos últimos dias e o aumento no número de internações no Hospital Tacchini, você está preparado para um novo fechamento das empresas em diversos segmentos e setores?
2 - Dá pra aceitar que Bento Gonçalves tem tanta dificuldades em vacinar todos os profissionais da Educação, ao contrário de outros municípios como Farroupilha e Garibaldi?
3 - Quantos dias alguns bairros de Bento Gonçalves ficarão sem água nesta semana?
Mín. 10° Máx. 21°