
A madrugada deste domingo, 29, foi de violência e tensão em Bento Gonçalves. Quase um ano depois, a Capital do Vinho convive novamente com uma explosão de caixas-eletrônicos em uma agência bancária. O alvo, desta vez, foi a agência do Banrisul, no bairro Botafogo. Os ladrões tiveram êxito e conseguiram levar o dinheiro dos terminais.
De acordo com o delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Repressão a Roubos do DEIC, a ação foi rápida e muito bem pensada. Ele não soube precisar quantos criminosos participaram da ação, mas garantiu que pelo menos dois deles entraram na agência bancária. Por volta das 3h, o grupo quebrou uma das portas de vidro da agência usando barras de ferro. Logo após, colocaram explosivos na parte de trás dos terminais, com o objetivo de que a explosão não danificasse as cédulas.
Segundo o delegado, após explodirem os terminais, os ladrões conseguiram roubar o dinheiro existente dentro dos caixas-eletrônicos. Ele não soube precisar a quantia levada pelos criminosos. O bando fugiu do local em dois veículos, mas ateou fogo em um deles logo em seguida. Um VW Gol, que tinha sido furtado na cidade de Dois Irmãos, foi incendiado pelos criminosos. O delegado Joel Wagner informou que eles jogaram o veículo em chamas ladeira abaixo na Rua Aurino Argemiro Zandonai, no bairro Imigrante, atingindo um outro veículo que estava estacionado.

Policiais do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local na manhã deste domingo e encontraram alguns vestígios deixados pelos criminosos. Eles encontraram no local as barras de ferro utilizadas para quebrar a porta de acesso aos terminais, um óculos e uma pequena bolsa com papéis. Para o delegado Joel Wagner é difícil precisar se o bando era um grupo já com experiência ou com atuação recente no mundo do crime. Ele apenas confirmou que pelo menos um deles tinha bastante experiência com explosivos, devido à forma utilizada pelos criminosos para explodir os terminais. "O modus operandi utilizado pelos ladrões foi o mesmo do assalto em Parobé, mas neste eles tiveram mais êxito e conseguiram levar todo o dinheiro dos terminais. Vamos iniciar as investigações deste crime nesta segunda-feira, 30, mais ainda temos poucas informações, já que não havia câmeras na parte externa da agência", declara o delegado.
O último assalto a banco em Bento Gonçalves tinha ocorrido há quase um ano, na madrugada do dia 5 de fevereiro de 2016. Assaltantes entraram na agência do Banco do Brasil da Rua Fortaleza, também no Bairro Botafogo e explodiram os terminais existentes no local. Nesta ação eles também conseguiram levar o dinheiro dos caixas-eletrônicos.