Sexta, 24 de Setembro de 2021
54 98128.5277
Bairros Atraso

Asfaltamento da estrada da Linha Burati deve ter conclusão atrasada

Via é o único acesso para a zona urbana e moradores têm sofrido com a demora para conclusão da obra. Previsão de entrega é para maio, mas prazo dificilmente deve ser cumprido.

22/04/2021 17h37 Atualizada há 5 meses
829
Por: Redação Fonte: NB Notícias
Asfaltamento da estrada da Linha Burati deve ter conclusão atrasada

O que era para ser um alívio para as famílias que residem, trabalham ou mantêm propriedades na linha Burati tem sido, pelo menos por enquanto, motivo de indignação e de transtornos. Depois de sucessivos atrasos na obra de pavimentação da estrada que leva à comunidade – na continuidade da rua São Paulo, no bairro Borgo –, a prefeitura de Bento Gonçalves está novamente notificando a empresa RGS Engenharia, vencedora da licitação, por descumprir o cronograma de trabalho.

Atualmente, ainda está sendo preparada a base que depois receberá a tão esperada camada asfáltica. Entretanto, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), essa etapa já deveria ter sido concluída, com a devida compactação da via. Em virtude disso, o caso foi levado para o setor jurídico da administração municipal, que analisa uma possível responsabilização da empresa. Até aqui, a companhia não apresentou qualquer justificativa, mas poderá fazê-lo em meio ao processo.

A situação se agrava pelo fato de não haver outro acesso para a zona urbana, por onde o fluxo de veículos pudesse ser desviado. Com as máquinas na pista, a condição do trecho é ainda pior do que antes, com muita poeira e pedras no caminho de quem precisa transitar por ali diariamente ou busca refúgio para um descanso no local aos finais de semana. "Nesse trecho, qualquer atraso se torna um grande problema, porque não existe uma outra rota de entrada e saída. Então, estamos seguidamente cobrando da empresa, desde o começo, mas nem sempre tem funcionada", afirma Melissa Bertoletti Gauer, diretora-adjunta do Ipurb. 

A entrega da obra, que contempla o asfaltamento de cerca de 1,3 quilômetro ao custo de quase R$ 874 mil, está prevista para maio, mas Melissa acredita que esse prazo só será cumprido se a contratada "der todo o gás" e conseguir recuperar o tempo perdido ao longo dos últimos meses – e contar com a ajuda do clima. "A base só pode ser feita com a estrada seca. Por sorte, não tivemos muita chuva nesse período, ou poderia estar pior. Nós entendemos as reclamações dos moradores e de quem mais transita por ali, eles têm razão e, por isso, vamos cobrar que eles concluam o trabalho o mais rápido possível", completa.

A RGS Engenharia também é responsável pela pavimentação da estrada Joaquim Cantelli, uma via secundária nos Caminhos de Pedra, onde está localizada a Casa Merlin. Lá, segundo o Ipurb, não houve problemas no andamento das obras, que estão em fase final.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 23h36 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 20°

15° Sensação
7.9 km/h Vento
89.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens