Quarta, 28 de Julho de 2021
54 98128.5277
Seu Pet COVID-19

Laboratório da UCS diagnostica gata com coronavírus em Caxias do Sul

Conforme os pesquisadores da Área de Ciências da Vida da UCS, um animal infectado é um caso isolado e raro de ocorrer.

22/03/2021 20h09 Atualizada há 4 meses
1.736
Por: Redação Fonte: Divulgação
Laboratório da UCS diagnostica gata com coronavírus em Caxias do Sul

Um caso inusitado foi registrado na cidade de Caxias do sul recentemente. Uma equipe do Laboratório de Diagnóstico em Medicina Veterinária da UCS, em parceria com o Serviço de Testes e Diagnósticos para Covid-19 - UCS, identificou que uma gata foi infectada pelo coronavírus. O diagnóstico positivo veio depois que o animal apresentou problemas respiratórios e foi submetido a exames.

O laboratório recebeu amostra para teste de uma gata, de dois anos de idade, domiciliada em Caxias do Sul. O animal apresentava dificuldades respiratórias, e os tutores haviam sido infectados com SARS-COV-2 nas semanas anteriores. A amostra foi positiva no teste de PCR em tempo real. Autoridades públicas foram notificadas, e a contraprova foi confirmada pela Universidade Feevale. Atualmente, estudos de caracterização genética da amostra estão sendo elaborados em parceria com a Universidade Feevale.

Conforme os pesquisadores da Área de Ciências da Vida da UCS, um animal infectado é um caso isolado e raro de ocorrer. Eles destacam que não foram comunicados casos de transmissão de SARS-CoV-2 de gatos para seres humanos. Ou seja, animais se infectam, mas acabam não transmitindo.

Os estudiosos indicam que pessoas que tenham COVID-19 cuidem para não transmitir o vírus para outras pessoas e felinos. Se um tutor (proprietário) com COVID-19 precisar continuar cuidando de seu animal de estimação, ele deve manter medidas básicas de higiene. As medidas incluem lavar as mãos antes de estar perto ou manusear seus animais, sua comida ou seus utensílios. Ele deve usar máscara ao se aproximar do animal e evitar beijar seus animais ou compartilhar alimentos, toalhas ou a cama com eles. Os animais podem ser vítimas da doença e devem ser tratados com responsabilidade e carinho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 18h59 - Fonte: Climatempo
Neve

Mín. -2° Máx. 10°

° Sensação
16.6 km/h Vento
58.1% Umidade do ar
40% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -2° Máx. 10°

Neve
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -2° Máx. 14°

Geada
Anúncio