
O Instituto-Geral de Perícias do RS (IGP-RS) oficializou a criação de uma estrutura especializada para padronizar e agilizar a investigação de crimes contra a mulher em todo o estado. Trata-se do Núcleo de Perícias em Feminicídio (Nupefem), regulamentado no início deste mês pelo Diário Oficial, com a meta de integrar os exames de cena de crime, análise laboratorial e laudos médico-legais.
Com a medida, o órgão passa a adotar rotinas técnicas unificadas na busca, documentação e preservação de provas em ocorrências de feminicídio. A coordenação da nova equipe fica a cargo de Juliane Lorencena Chassot, tendo Luciana Farias Pereira como coordenadora-adjunta.
Na prática, a perícia criminal passa a atuar de forma articulada entre os departamentos de Criminalística, Medicina Legal, Perícias Laboratoriais, Identificação e as unidades do interior gaúcho. A integração visa garantir que a coleta de vestígios siga os mesmos critérios científicos desde o primeiro atendimento no local do crime até a entrega dos documentos à Justiça.
Conforme estabelece a instrução normativa do órgão, o grupo também será responsável por mapear os casos no Rio Grande do Sul e consolidar um banco de dados técnico sob sigilo. A estrutura prevê ainda a realização de capacitações internas e parcerias científicas com universidades e instituições de pesquisa.