
O PROCON de Bento Gonçalves realizou, nesta segunda-feira (17), uma reunião com representantes da Rio Grande Energia (RGE) para tratar dos aumentos expressivos e cobranças consideradas excessivas nas contas de luz. Entre os meses de julho e agosto, o órgão fiscalizador do município registrou cerca de 200 reclamações de moradores impactados pelas altas repentinas nos faturamentos.
Como resultado do encontro, a RGE informou que os cortes de fornecimento de energia elétrica ficarão suspensos para os consumidores enquanto as contestações das faturas estiverem sob análise técnica. Além disso, devido a uma migração de sistema da concessionária, alguns clientes não precisarão pagar em agosto a conta referente ao consumo do mês atual. O valor correspondente será parcelado automaticamente em seis vezes sem juros, com cobranças lançadas entre outubro de 2026 e março de 2027.
Para aprofundar as apurações, o PROCON também se reuniu com o Ministério Público Federal (MPF) em Porto Alegre, definindo a abertura de uma Notícia de Fato. O instrumento investigativo permitirá a emissão de diligências e vistorias presenciais nas residências dos consumidores que notificaram cobranças abusivas, a fim de verificar eventuais falhas de medição.
Resumo dos acordos e medidas sobre a conta de luz:
Cortes suspensos: RGE não interromperá o serviço de faturas sob contestação.
Parcelamento de agosto: Cobrança de agosto de clientes afetados por troca de sistema será dividida em 6x sem juros (outubro/2026 a março/2027).
Investigação oficial: Abertura de Notícia de Fato junto ao MPF com previsão de vistorias nas residências.
Volume de queixas: Cerca de 200 reclamações registradas no PROCON de Bento Gonçalves entre julho e agosto.
O coordenador do PROCON local, Alan de Moura Vieira, destacou que o órgão atuará de forma incisiva para proteger os direitos dos consumidores, buscando transparência, mediação e equilíbrio na solução dos impasses com a RGE.