
Uma ocorrência de saída de pista mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), por meio da 3ª Companhia de Bombeiros Militar (3ªCiaBM), na noite deste sábado (27), em Bento Gonçalves. O acidente aconteceu por volta das 21h, na altura do quilômetro 210 da BR-470, nas proximidades de uma lombada eletrônica localizada no bairro São Roque.
De acordo com as informações apuradas pela reportagem no local do sinistro, o automóvel — um Volkswagen Up, com placas de Guaporé — trafegava no sentido Bento Gonçalves-Veranópolis. Ao se aproximar do trecho, que compreende uma curva acentuada à direita, o condutor perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e acabou colidindo violentamente contra a defensa metálica (guard rail) às margens da rodovia federal.
Apesar do impacto contra a estrutura de proteção da pista, o motorista não sofreu lesões decorrentes da batida:
Avaliação Médica: Assim que a equipe de resgate dos bombeiros chegou para o devido atendimento, constatou-se que o condutor já se encontrava fora do habitáculo do veículo e sem ferimentos aparentes, dispensando a necessidade de remoção hospitalar;
Logística de Tráfego: A Guarnição de Serviço dos bombeiros permaneceu no ponto do acidente resguardando a área até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
Liberação da Via: Os agentes da PRF efetuaram a sinalização do perímetro para orientar os motoristas e evitar novas colisões na curva até que o serviço de guincho realizasse a remoção do carro de passeio.
A BR-470 é uma das rodovias mais importantes para o escoamento logístico e a mobilidade urbana na Serra Gaúcha, interligando importantes polos industriais e comerciais. O trecho urbano que corta Bento Gonçalves, especialmente nas proximidades do bairro São Roque, exige atenção redobrada dos condutores durante o período noturno e em dias de pista molhada devido ao traçado sinuoso e ao intenso fluxo de veículos que se deslocam em direção ao Norte do estado.