Sábado, 27 de Junho de 2026
Publicidade

Corpo de Bombeiros de Guaporé promove Semana de Prevenção

Programação especial celebra o Dia do Bombeiro com visitas a escolas, exposição de materiais e orientações sobre acidentes domésticos à população

Redação
Por: Redação
27/06/2026 às 07h38
Corpo de Bombeiros de Guaporé promove Semana de Prevenção
Foto: Eduardo Cover Godinho

O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM) de Guaporé deu início a um cronograma especial de atividades integradas voltadas à comunidade regional. Em celebração ao Dia do Bombeiro, comemorado nacionalmente em 2 de julho, a corporação promove a Semana de Prevenção. O objetivo central do projeto é difundir orientações práticas sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e condutas seguras em situações de emergência.

De acordo com o comandante do pelotão, tenente Luciano Matos de Souza, o plano de ações busca aproximar a comunidade das rotinas do quartel e focar no público infantojuvenil para criar uma cultura de prevenção desde os primeiros anos escolares. A agenda começou com o quartel aberto para visitação pública e se estende com programações interativas ao longo de toda a semana.

Cronograma de atividades e orientações preventivas

A programação conta com dinâmicas esportivas e visitas técnicas programadas aos bairros e instituições de ensino:

  • Esporte e Interação: Neste sábado (27), ocorre a tradicional “Corrida de Hidrantes”, atividade realizada na Avenida Silvio Sanson para movimentar a área central da cidade;

  • Prevenção Doméstica: No domingo (28), as equipes de serviço visitarão residências da comunidade para prestar orientações diretas sobre os riscos comuns na época mais fria do ano, alertando sobre o manejo correto de lareiras, aquecedores, fogões à lenha, velas e instalações de energia elétrica;

  • Ações nas Escolas: Na segunda-feira (29), os bombeiros realizam palestras na Escola Municipal Imaculada Conceição e, na terça-feira (30), o treinamento ocorre na Escola Estadual Bandeirante;

  • Exposição e Encerramento: A quarta-feira (1º de julho) reserva nova abertura do quartel para exposição de viaturas e equipamentos de salvamento, e o encerramento ocorre na quinta-feira (2), Dia do Bombeiro, com competições internas desportivas entre os militares.

Treinamentos e campanhas preventivas promovidas por forças de segurança pública agregam valor imensurável para o desenvolvimento socioeconômico de municípios da Serra Gaúcha. Cidades vizinhas que integram os eixos industriais e comerciais da região, como Veranópolis, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, frequentemente realizam intercâmbios institucionais e ações conjuntas com os batalhões locais para padronizar vistorias e garantir a segurança coletiva contra sinistros de grande escala em áreas urbanas e rurais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários