
O envelhecimento saudável e a preservação da autonomia na terceira idade ganham destaque em uma mobilização especial nesta semana. O programa Sesc Maturidade Ativa, em uma ação conjunta com o Comitê Municipal da Pessoa Idosa (Comupi), promove nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, atividades alusivas ao Mês de Prevenção de Quedas. O encontro ocorre na sede da instituição e busca conscientizar a comunidade sobre acidentes domésticos e urbanos.
O evento foi estruturado para aliar o conhecimento teórico a exercícios práticos, fornecendo ferramentas para que o público sênior consiga manter uma rotina segura e ativa dentro e fora de casa.
Os participantes terão acesso a atividades direcionadas ao fortalecimento físico e à segurança diária:
Palestra Especializada: A fisioterapeuta Alexandra Spolti conduzirá o painel principal sobre "Prevenção de Quedas". A profissional é especialista em Fisioterapia em Gerontologia, mestra em Envelhecimento Humano e membro titular do Comupi;
Aula de Funcional: Logo após o debate, os idosos participam de uma sessão prática de ginástica funcional com foco no desenvolvimento do equilíbrio, fortalecimento muscular e preservação da independência motora;
Foco no Protagonismo: De acordo com a coordenação de programas sociais do Sesc Bento Gonçalves, a união de esforços com o comitê visa dar continuidade às políticas de bem-estar que estimulam o protagonismo e a qualidade de vida na longevidade.
O avanço da idade costuma reduzir reflexos e a densidade muscular, tornando as quedas uma das principais causas de lesões graves em idosos. Aprender técnicas de posicionamento e adaptar o ambiente residencial são passos cruciais debatidos pelo Comitê da Pessoa Idosa para mitigar esses riscos.