
A forte instabilidade que atravessa o Rio Grande do Sul neste feriado de 1º de maio já deixou um rastro de danos em pelo menos quatro municípios da Metade Sul e Fronteira Oeste. De acordo com o relatório oficial da Defesa Civil estadual divulgado no início desta noite, as cidades de Caçapava do Sul, Rosário do Sul, São Gabriel e Uruguaiana reportaram ocorrências graves relacionadas a alagamentos.
O volume de chuva foi extraordinário em curto período, com Rosário do Sul liderando os acumulados (156,2 mm), seguida por São Gabriel (135,8 mm) e Vila Nova do Sul (128,2 mm). Apesar da magnitude dos danos materiais e da água ter invadido residências, o balanço aponta que, até o momento, não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados.
Em Caçapava do Sul, a Secretaria de Obras precisou mobilizar retroescavadeiras para desobstruir vias e facilitar o escoamento da água. A Rua Afonso Fabrício sofreu interdição parcial, exigindo cautela de motoristas. Em São Gabriel, diversas áreas foram inundadas e ao menos uma família solicitou apoio emergencial para lidar com a invasão da água em seu imóvel.
A mobilidade rodoviária também foi severamente afetada na BR-290:
Vila Nova do Sul: O km 369 foi totalmente bloqueado pela PRF no final da tarde devido ao alagamento da pista, sendo liberado cerca de uma hora depois.
São Sepé: Por volta das 21h30min, a PRF confirmou a interdição total da Ponte Bossoroca (km 353,9), dificultando a conexão entre a Capital e a Fronteira Oeste.
Na Capital, a chuva iniciou por volta das 15h, causando acúmulos pontuais em vias de grande fluxo. Em Canoas, o destaque foi a queda de granizo, embora a instabilidade tenha perdido força na Região Metropolitana no início da noite. A Defesa Civil segue em alerta máximo, monitorando os níveis de rios e arroios, já que o solo saturado aumenta o risco de deslizamentos e novos alagamentos com a continuidade das chuvas previstas para a madrugada de sábado.