
Após 17 dias de tráfego livre, o sistema de comboio volta a ser adotado na BR-470, no trecho da Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, a partir desta segunda-feira (5). A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Desde o dia 19 de dezembro, o trecho vinha operando com circulação liberada em função do aumento do fluxo de veículos nas últimas semanas de 2025. Com o avanço das obras de recuperação e melhorias na rodovia, o DNIT decidiu retomar o controle do tráfego como medida de segurança.
A partir das 8h, o trânsito será interrompido em Veranópolis, dando início ao tradicional sistema de comboio no sentido Bento Gonçalves, com liberação controlada por períodos definidos. Na sequência, o fluxo é invertido, passando a operar de forma alternada ao longo de todo o dia.
🔹 Sentido Bento Gonçalves – Veranópolis
8h às 8h30
10h às 10h30
12h às 12h30
14h às 14h30
16h às 16h30
18h às 18h30
20h às 20h30
22h às 22h30
🔹 Sentido Veranópolis – Bento Gonçalves
9h às 9h30
11h às 11h30
13h às 13h30
15h às 15h30
17h às 17h30
19h às 19h30
21h às 21h30
Durante os intervalos, o tráfego permanece totalmente bloqueado para garantir a segurança das equipes e dos motoristas.
Segundo o DNIT, a partir de domingo (11) o trecho da Serra das Antas passará a operar no sistema pare e siga, permitindo a circulação alternada dos veículos, sempre com acompanhamento das equipes de controle de tráfego.
A orientação é para que os condutores programem suas viagens, respeitem os horários estabelecidos e redobrem a atenção ao trafegar pelo trecho, especialmente em função das obras em andamento e das características da rodovia, que possui curvas acentuadas e áreas de risco.
A BR-470 é uma das principais ligações entre a Serra Gaúcha e o Vale do Caí, sendo estratégica para o escoamento da produção e o deslocamento de moradores e turistas.