Porto Alegre – A Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) iniciou oficialmente, nesta terça-feira (16), sua nova gestão para o triênio 2025-2027. O empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior, da PGL Distribuição de Alimentos Ltda., assume a presidência da entidade após acordo histórico que colocou fim à disputa interna com o ex-presidente Antônio Cesa Longo, que comandou a AGAS por 22 anos.
Peruzzo Junior projeta uma administração marcada por pertencimento, expansão e modernização. A meta é elevar o número de associados para mil supermercados já no primeiro ano, quase o dobro dos atuais 200. Para isso, a entidade promete intensificar ações de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercadistas em eventos, capacitações e encontros regionais.
Uma das primeiras iniciativas será a ampliação da Expoagas 2026, maior feira supermercadista do Sul do país. A diretoria já iniciou tratativas com a FIERGS para expandir o pavilhão de exposições. “Estamos dispostos a adiantar algumas locações para sermos parceiros nesta reforma. Se não for possível, ampliaremos a feira com estruturas alternativas”, afirmou Peruzzo.
Além disso, estão confirmados dois grandes encontros: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, em outubro de 2025, em Tramandaí, e o Carrinho AGAS 2025, em novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, que deve ter crescimento de 30% no número de expositores.
A nova gestão promete uma postura mais atuante junto ao poder público. A prioridade será fortalecer as relações com Executivo e Legislativo, buscando condições mais equilibradas de competitividade e a correção de desajustes fiscais que afetam principalmente pequenas e médias empresas.
Segundo Peruzzo, a entidade contratará já nas primeiras semanas uma assessoria econômica para orientar os associados em decisões estratégicas e fornecer análises de tendências. “Queremos descentralizar e democratizar a atuação da AGAS, garantindo voz a todos os supermercadistas”, destacou.
Outro eixo de destaque será o estímulo à sucessão familiar no setor. O núcleo AGAS Jovem, criado para formar sucessores, será presidido por Isadora Stangherlin, representante de uma nova geração de empresários.
Já no AGAS Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também assume como diretora-tesoureira da entidade. A meta é ampliar a valorização de lideranças femininas e estimular projetos de caráter social, cultural e ambiental. Atualmente, o núcleo conta com 90 integrantes.
A posse ocorre em meio a um cenário desafiador para o setor supermercadista, que faturou R$ 69,8 bilhões em 2024, equivalente a 9,1% do PIB do Rio Grande do Sul. A inflação acima da meta, a instabilidade cambial e a taxa Selic em patamar elevado pressionam custos e investimentos.
“Esses fatores devem desacelerar o crescimento do país em 2026, mas acreditamos que a união do setor pode fortalecer a competitividade das nossas empresas”, avaliou Peruzzo.
Nascido em Vacaria e radicado em Bagé, Lindonor Peruzzo Junior tem 46 anos e atua há três décadas no setor supermercadista. Vice-presidente da PGL Distribuição de Alimentos Ltda., com as bandeiras Peruzzo Supermercados e EcoMix Atacarejo, com 27 unidades no Rio Grande do Sul, ele iniciou sua trajetória na AGAS em 2005, como presidente do núcleo AGAS Jovem. Também presidiu a Associação Comercial e Industrial de Bagé e foi diretor da Federasul.
? Serviço
Posse da Diretoria e Conselho Fiscal da AGAS – Gestão 2025/2027
? 16 de setembro de 2025, às 17h30
? Vista Pontal, Porto Alegre (evento restrito a convidados, autoridades e imprensa)